segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Promoção da região na televisão

Por estes dias a serra da Estrela esteve em grande destaque nas televisões portuguesas.  Primeiro foi na sexta – feira, com a transmissão na RTP em direto do Vale do Rossim, depois no domingo em direto de Loriga, ambas no âmbito das 7 maravilhas das praias de Portugal e  também no domingo, foi a vez da TVI transmitir durante toda a tarde até às 20 horas em direto de Oliveira do Hospital.
No Vale do Rossim, juntaram-se 3 Câmaras Municipais – Gouveia, Seia e Manteigas e promoveu-se esta região no contexto da serra da Estrela, numa demonstração de solidariedade entre municípios, dando a conhecer ao mundo, as enormes potencialidades, quer daquela praia de barragem, enquanto candidata a uma das 7 maravilhas; quer outras potencialidades ligadas também ao turismo. Embora a barragem se situe no concelho de Gouveia, as suas envolventes estendem-se ao concelho de Seia (freguesia do Sabugueiro) e ao concelho de Manteigas.
De tudo o que se viu, sobressaiu a ideia de que o Vale do Rossim está diferente. Mais atrativo. Com infraestruturas de qualidade, a começar pelo café e restaurante, assim como o parque de campismo, que incluiu um eco-resorte de luxo. Ali a dois passos de uma unidade hoteleira também ela de luxo, a Casa das Penhas Douradas AQUI
Para além disso, o Vale do Rossim tem equipamentos de recreio e de aventura. Mas tem sobretudo beleza e águas cristalinas, com uma envolvente verdejante de rara beleza. Uma praia que a partir de agora vai certamente atrair muita gente da região. Penso mesmo que o Vale do Rossim, que há 30 anos tinha milhares de pessoas no verão, vai voltar a ter esse efeito de atração. Por um lado porque está melhor equipada e por outro, porque há muita gente que já não tem dinheiro para ir para o Algarve e aproveita esta praia ao pé de casa!
Mas a televisão deu também destaque a Loriga, através do programa de Domingo. Foi uma grande jornada de promoção das potencialidades da vila de Loriga, de Seia e da serra da Estrela em geral. Já se sabia, mas demonstrou-se mais uma vez o potencial turístico daquela encosta, onde há cada vez mais dinamismo e redobrado empenhamento dos agentes locais, porque afinal, nem tudo é mau.
Ao longo do programa foi visível o dinamismo de Loriga e o sentimento de identidade comunitária, numa vila situada nos contrafortes da serra da estrela, com recantos de rara beleza. Uma imensa beleza, retratada nas encostas, nas águas cristalinas, nos socalcos e no  labor do homem enquanto elemento essencial e principal deste espaço.
Foi bonito de ver, num programa onde as pessoas falaram da terra, das atividades, de projetos, do presente, do passado e do futuro. Foi bonita a imagem que passaram, todos os intervenientes no programa. Foi uma jornada de grande divulgação, que não caiu na monotonia nem no exclusivo do lugar comum, abrindo-se a outras  dinâmicas do concelho que acabem por se cruzar com as de Loriga, enquanto aldeia de montanha e elo de uma cadeira de um projeto de desenvolvimento turístico, que não se faz num dia. Que se vai fazendo, fazendo caminho.
Acabou por ser um dia em cheio na promoção da serra da Estrela, onde Loriga ocupa um lugar de excelência, numa jornada que muito contribuiu para repor alguma justiça que finalmente começa a fazer-se em relação à proeminência de Loriga no quadro turístico da serra da Estrela. Uma proeminência que Loriga não tem tido no passado, mas que importa ter. Que se impõe que tenha!
E até Setembro, vamos continuar a ouvir falar de Loriga. Todavia, importa começar a pensar no dia seguinte. Importa aproveitar a dinâmica criada com este concurso das melhores praias para continuar a dar a Loriga o lugar que merece nesse tal quadro turístico da região. Um desafio para as entidades oficiais, mas também e sobretudo para os cidadãos em geral. O exemplo dado neste caso pelo cidadão Carlos Amaro é bem elucidativo daquilo que cada um pode fazer. Um contributo dado de forma simples, descontraída, humilde e dedicada. Longe, tão longe de algumas lógicas por vezes viciadas de agremiações onde espreita a miúde, tiques de protagonismo nada benéfico a estas coisas.
Por último, uma referência à transmissão em direto de Oliveira do Hospital, feita pela TVI e que ao mostrar as potencialidades deste concelho, deu também a conhecer aspetos importantes da serra da Estrela. Parabéns a Oliveira, ao seu Presidente da Câmara pelo muito que tem feito neste concelho vizinho, que embora pertencendo ao Distrito de Coimbra, está cada vez mais perto da serra e junto a Seia. Um concelho que tem dado provas de muito dinamismo, o que é positivo para tudo o que está à volta, porque contagia e estimula. Parabéns!

Sem comentários: