sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O Cine'Eco está a chegar




O 18ºCineEco-Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela vai realizar-se de 6 e 13 de Outubro, em três auditórios da Casa Municipal de Cultura de Seia e com a habitual Competição de filmes dedicados à ecologia e preservação da natureza.
As inscrições encerraram a 6 de agosto e foram inscritos 297 filmes provenientes de vários países que serão selecionados e divididos nas secções competitivas e paralelas. A programação vai ser anunciada em meados de setembro.
Embora a base da programação do Cine'Eco continue a assentar na vertente de filmes de ambiente, este ano vai incluir ainda os temas das culturas tradicionais, viagens e turismo, referências às quais estão intimamente ligadas a cidade de Seia e toda a região da Serra da Estrela.
A comissão de seleção é constituída por Mário Branquinho, (responsável da Casa Municipal da Cultura de Seia), o advogado e professor senense Carlos Teófilo e o jornalista, crítico de cinema e programador, José Vieira Mendes.
As obras cinematográficas inscritas no Cine'Eco 2012, vão ser selecionadas para as seguintes secções: Competição Internacional, que integra longas, médias e curtas metragens de ficção, animação e documentário; Competição Lusófona, curtas, médias e longas metragens de países da língua portuguesa.
Todas as obras cinematográficas inscritas no Cine'Eco foram produzidas em 2012/2011. Relativamente às secções paralelas destaque para: Panorama, que vai mostrar alguns dos melhores filmes do ano do cinema mundial; Panorama Infanto-Juvenil e Panorama Senior, seções compostas por filmes dedicados a escolas, famílias e aposentados; Sessões Especiais, que vão incluir antestreias, filmes-concerto e sessões ao ar livre. Haverá ainda uma Homenagem, a um realizador e diretor de fotografia do cinema português: ‘António Escudeiro, um Eco-Cineasta’.
A seleção de filmes terá em conta igualmente a realização do Ano do Brasil em Portugal, com uma forte presença de filmes brasileiros, tanto a concurso como integrados nas seções paralelas.
Local de descoberta e de reflexão sobre a preservação do meio ambiente, o Cine'Eco apresenta em complemento da programação de cinema, um conjunto de atividades paralelas, como é o caso este ano da GLOCAL 2012 - Conferência de Agenda 21 Sustentabilidade Local, uma iniciativa única que terá lugar em Seia nos dias 11 e 12 de Outubro. Além disso vão-se realizar masterclasses e workshops, sobre temas relacionados com o ambiente e o cinema.
O Cine'Eco tem como principal objetivo a divulgação de valores naturais e ecológicos, através do cinema e de atividades culturais, que abordam temas da atualidade como a biodiversidade, sustentabilidade, energias renováveis, requalificação urbana, alimentação biológica e compromissos ambientais de uma forma abrangente e pedagógica.

(Comunicado de imprensa)

Sem comentários: