sexta-feira, 27 de julho de 2012

Improváveis deambulações

Uma espécie de criativa

Hoje esteve um dia de sol, daqueles em que debaixo do manto diáfano de ténues nuvens intrometidas, se escondia um breve conceito de brisa morna, a modos de adornar a pressa e as preces, numa espécie de calmaria, sem azo a grandes desventuras ou desaforos.
Ou dito de outro modo – esteve um dia passado em brasas, sem direito a céu azul, mas com acesso a descontos emocionais, por via de um sol escondido amiúde debaixo das ténues nuvens a rolar sem pedir licença e sem vontade de falarmos.
Ou dito ainda de outro modo – hoje fez um tempo tonto, de modo a deixar zonzos e a deixar passar por baixo de nuvens intrometidas e de uma brisa morna que escalda a pressa e foi entornando o apetite para encarar certas veleidades.
Ou seja, o tempo esteve para o tempo, como o tempo esteve para nós, sem percebermos bem se afinal é o tempo que nos molda ou se a nossa moldura não assenta nessa réstia a que chamam tempo. Mas mesmo assim, na breve dúvida que assiste, neste emaranhado de sensibilidades atmosféricas, há contemplação que vai além das mornas brisas deambulantes nestas encostas despidas de afetos, a dar espaço e tempo, para ver o que acontece.
Podemos esperar sentados, com nuvens ou sem nuvens, com brisa de serra, no veraneio do tempo, ou rolando no colorido amarelado dos campos secos, encosta acima ou perdendo o norte.
Podemos até subir às árvores, tirar a temperatura ao vento, gritar ao mundo e voltar a descer, na frágil ilusão dos dias quentes de nuvens mornas, brisas doces e olhares langues.
Podemos acreditar nas previsões e enrolar na brisa que passa a nossa teimosa esperança, de que tudo comece a partir do zero do contentamento, a partir das nuvens e a partir do tempo que faz ou fez. Até podemos querer e crer que surja no meio ou no fim, a doce consolação de termos sido suficientemente lúcidos a tentar decifrar o emaranhado górdio desta improvável declaração de impasse. Até pode ser. Só não sei se adianta alguma coisa estar com este tipo de conversa numa altura destas!

Sem comentários: