quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cine’Eco de Seia numa plataforma Internacional de festivais de Cinema de ambiente

O Cine’Eco de Seia, é um dos 10 Festivais em todo o mundo que compõem a plataforma digital de festivais Internacionais de Cinema de Ambiente, designada Greenfilm Network.

A Rede de Cinema Verde (GFN), para além do Cine’Eco, de Portugal, reúne o Cinemambiente de Turim (Itália); o Cinemaplaneta, de Cuernavaca (México), o Ecocup, de Moscovo (Rússia); FFEM, de Montreal (Quebec); FICA de Goiás (Brasil); FIFE, de Paris (França); Filmambiente, de Rio de Janeiro (Brasil); GFFIS, de Seul (Coreia) e Planet in Focus, de Toronto (Canadá).

O objetivo da rede é coordenar os eventos dos festivais associados, promover e distribuir filmes na cena internacional e incentivar iniciativas e projetos para fazer as pessoas parar e pensar sobre as condições do meio ambiente.

Por isso, a criação de uma ampla rede de festivais de ambiente abre uma grande oportunidade para compartilhar experiências cinematográficas que são muitas vezes muito variadas. Cada festival tem a sua própria personalidade, mas todos os festivais podem trabalhar em conjunto, permitindo a difusão de uma “cultura ambiental” através do cinema.

 O que se espera é que esta rede se torne cada vez mais um ponto fulcral para as instituições internacionais, diretores de cinema e produtores e que neste caso permite valorizar o Cine’Eco e afirmar Seia no contexto internacional.

O Cine’Eco 2012, organizado pelo município local, realiza-se em Seia de 6 a 13 de Outubro, estando a decorrer até 6 de Agosto as inscrições do concurso.




Sem comentários: