sexta-feira, 27 de julho de 2012

“CINE’ECO TODO O ANO” leva documentários a freguesias de Seia



 
No âmbito do programa “Cine’Eco todo o ano”, a organização do Festival tem previsto para as próximas semanas, a exibição de vários documentários em diversas localidades do concelho de Seia, a pedido de coletividades e Juntas de Freguesia.

No dia 29 de Julho, o documentário “Na diáspora, os lusos na Argentina”, de Fernando Moura, que passou no Cine’Eco 2008, será exibido em Paranhos da Beira. Neste filme, o realizador, - que é filho de um emigrante português, que em 1962 saiu precisamente desta vila do concelho de Seia para a Argentina - mostra como é que os portugueses vivem na Argentina.
 
Os emigrantes portugueses na comunidade de Escobar, 48,4% são naturais do Distrito da Guarda, 37% dos quais nascidos no Concelho de Seia e a grande maioria de Paranhos da Beira. O primeiro emigrante de Paranhos da Beira, chegou a Escobar em 1929!
 
O realizador Fernando Moura é doutorado em Ciências da Linguagem e da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e licenciado em Ciências da Comunicação Social pela Universidade Nacional de Buenos Aires. A sua tese, com o título "Construção da identidade de uma comunidade imigrante portuguesa na Argentina (Escobar) e a comunicação social", incluiu a realização deste documentário, que concorreu ao Cine’Eco 2008, em Seia.
 
Para além deste documentário, o programa do “Cine’Eco todo o ano” deste Verão, conta ainda com o filme “Muito Além” de Mário Gomes, que recebeu o Prémio “Camacho Costa” no Cine’Eco 2011. A exibição será dia 3 de Agosto à noite, no Sabugueiro, ao ar livre.

Dia 4 de Agosto, o cinema ao ar livre será em São Romão, com a exibição do documentário “Lanificios.Doc” do realizador de Seia Luís Silva, que retrata o declínio da atividade têxtil na região da Serra da Estrela.

No dia 24 de Agosto, igualmente em São Romão e ao ar livre, será exibido o documentário “Sinfonia Imaterial” de Tiago Pereira, que constou da programação do Cine’Eco 2011 e que é um repositório de dizeres e cantares populares, numa recolha estritamente etnográfica.

Sem comentários: