quinta-feira, 17 de maio de 2012

Caminha à Serra, Penhas Douradas - Sabugueiro

07 de Junho, 8:45h
Penhas Douradas, Barragem, Vale Perdiz, Cascata da Fervença, Passarias, Ringue Desportivo do Sabugueiro

Em plena Serra da Estrela, iremos percorrer os caminhos serranos que ligam as Penhas douradas à Aldeia do Sabugueiro, dois locais de enorme beleza.

O itinerário segue para poente, rumo ao Vale do Rossim, uma das maiores e mais emblemáticas albufeiras da Estrela, rodeada por um bosquete de bétulas e pinheiro silvestres, que vale a pena usufruir.

De seguida, caminhamos por veredas e canadas, no passado, percorridas pelos pastores desta genuína aldeia de montanha. Ao longo deste percurso poderemos observar um mosaico paisagístico, de singular beleza, composto por áreas de prados e matos de altitude, que nesta época do ano podemos observar, ainda floridos.

Continuamos a aventura, e na proximidade da aldeia do Sabugueiro, percorre-se uma área que evidencia um antiga utilização e vocação agrícolas, patente na existência de belíssimos exemplos de lameiros e pastagens. Continuando o nosso percurso, avistamos a Cascata da Fervença, uma das mais imponentes quedas de água do troço de montanha do rio Alva, é obrigatório ver e “sentir” esta cascata.

Terminado o percurso é altura de regressar à aldeia, e sermos recebidos pela Junta de Freguesia do Sabugueiro, que tem a gentileza de nos oferecer o almoço, pois neste dia também se comemora o dia da freguesia.

 
Para mais informações Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha
Inscrição Gratuita
Tel:238 310230
E-mail: centrodinamizador@aldeiasdemontanha.pt
Site:www.cm-seia.pt

Texto Célia Gonçalves

1 comentário:

Anónimo disse...

"bosquete de bétulas e pinheiro silvestres."
Hum;...esse ar purissimo, perfumado; bebendo um pouco de água de nascente. Rir, andar, conversar, comtemplar, regenuvescendo a alma e revigorando o corpo.