quarta-feira, 25 de abril de 2012

Centenário do Turismo revive expedição científica à Serra da Estrela

A Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal organiza no próximo fim-de-semana, de 28 de Abril a 1 de Maio, a recriação da Expedição Científica à Serra da Estrela, realizada em 1881.

Segundo Jorge Mangorrinha, presidente da Comissão Nacional, “esta é uma das mais singulares iniciativas das comemorações, agora que estamos perto do fecho do ciclo comemorativo, já que ela revive um acontecimento verdadeiramente extraordinário ocorrido ainda antes da institucionalização do turismo em Portugal, mas determinante para o conhecimento da Serra da Estrela, como território com recursos turísticos.

A acrescentar a este facto, sublinhe-se que, a propósito desta recriação, podemos hoje relevar o papel do Turismo Científico no nosso país. Os próximos tempos das comemorações são dedicados aos novos segmentos turísticos e a uma visão de futuro”. No primeiro dia da recriação da expedição, abrirá em Manteigas a exposição “A Expedição Científica à Serra da Estrela: da Aventura ao Turismo Científico (1881-2012)”, organizada em três momentos: os antecedentes, a expedição e as consequências.

  Todas as actividades são gratuitas, sendo no entanto necessária inscrição para almoço-piquenique e recriação de percursos pedestres no planalto superior da serra. Nas restantes actividades, basta comparecer no local indicado e à hora da actividade. Estão também disponíveis transportes gratuitos de ida e volta para o local da actividade, organizados a partir de Seia e Manteigas.

A inscrição pode ser feita junto da Câmara Municipal de Manteigas (tel: 275980000, email: expedicao@cm-manteigas.pt) ou Centro de Interpretação da Serra da Estrela (tel: 238320300, email: cise@cise-seia.org.pt).

Sem comentários: