domingo, 30 de janeiro de 2011

Seia de milhões



Soube ontem pelo Presidente do Agrupamento da Escola Secundária de Seia, que aquele complexo escolar vai ser remodelado no próximo ano, num investimento total de 15 milhões de euros.

João Brás foi chamado no Sábado a Braga, onde o 1º Ministro anunciou um conjunto de investimentos desta natureza para várias escolas do país, entre elas a secundária de Seia.

Ou seja, vamos ter uma escola completamente nova e com todas as condições para toda a comunidade educativa. Por isso, a cidade de Seia vai também beneficiar muito com estas obras (3 milhões de contos), que poderão beneficiar sub-empreiteiros, cafés, restaurantes e outras lojas, com a consequente mobilização de mão-de-obra.

Se atendermos a que no próximo ano também se iniciarão as obras da barragem de Girabolhos, estamos em crer que irá haver muito dinamismo económico no concelho. A par disso, poderá também ter impacto o Hotel que está a ser começado junto ao Centro Escolar de Seia e a eventualidade do empreendimento turístico com campos de golfe na zona de Arrifana também avançar, porque o processo não está parado. Em simultâneo, pode acontecer o desafogo financeiro da autarquia, com a concretização do empréstimo de perto de 45 milhões de euros à Câmara, com o qual, além de pagar dívidas, efectuará também algum investimento directo em obras municipais e nas freguesias.

Para completar o cenário de investimentos locais, só falta mesmo que avance pelo menos um troço de um dos Itinerários Complementares da Serra da Estrela, onde tenho estado bastante empenhado.
Sem grandes euorias, sempre podemos dizer que parece uma Seia de Milhões!

Tudo isto não invalida algum clima conturbado por alguma inércia política e inabilidade de alguns actores da coisa pública, mas isso é outra história.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

30 ANOS DE “MANHÃ SUBMERSA” EM SEIA


Foi precisamente em Seia, numa esplanada de um primeiro andar do largo central da então vila, ao fim de um dia de Outono de 1974, que Lauro António conheceu pessoalmente Vergílio Ferreira.

Nessa esplanada, Lauro António sugeriu a Vergílio Ferreira e a Manuel Guimarães, rodar um documentário sobre o escritor, “Prefácio a Vergílio Ferreira”. Uma introdução rápida, de quinze minutos, à sua vida e obra, tentando recuperar um universo e restituí-lo em imagens”.

Mais tarde viria então “Manhã Submersa”, a primeira e mais importante longa-metragem de Lauro António, que resulta da adaptação do romance de Vergílio Ferreira, de 1954.

O filme colheu excelente aceitação, e chegou a ser considerado o reencontro do cinema Português com o público.

Manhã Submersa”, através da fluidez de narrativa e graças a actuações cénicas exemplares, ainda hoje é recordado pela crítica internacional. Nomeado para vários prémios (inclusive o de Óscar para melhor filme estrangeiro), guardou no palmarés o Grande Momento do Festival de Cannes como momento mais alto.

O filme retrata a infância de um jovem e o seu crescimento, na frieza do seminário, onde se vai apercebe do mundo, da repressão, das obrigações silenciosas, da pobreza e da desigualdade, do desejo e do amor.

Lauro António permite-nos uma visão capital sobre a luta entre o corpo e o espírito, com vitória do espírito por mutilação do corpo.

Agora e desde que dirige em Seia o Cine’eco – Festival de Cinema de Ambiente (1995-2011), Lauro António viaja até à serra, e invariavelmente, percorre com amigos os caminhos dessa rodagem, em Linhares da Beira, onde no inverno impiedoso de 1979 a equipa técnica e os actores se acoitavam da tempestade, do vento, da chuva e da neve que carregavam de lado.



Cineteatro da Casa da Cultura de Seia Quinta-Feira 27 de Janeiro, 21:30 Horas

“Manhã Submersa”

Realizador: Lauro António; Intérpretes: Eunice Muñoz, Vergílio Ferreira; Canto e Castro; Jacinto Ramos; Carlos Wallenstein; Adelaide João; Alexandra Prado Coelho; José Camacho Costa; Manuel Cavaco; Género: ficção / drama; Classificação: M/ 12 anos; Duração: 131 minutos


Videograma Entrada Livre

domingo, 23 de janeiro de 2011

Cavaco Silva vence em Seia


Cavaco Silva foi o cidadão mais votado nas eleições presidenciais no concelho de Seia.

O actual Presidente da República obteve 6.243 votos (52,77%), seguindo-se Manuel Alegre com 2.369 votos (20,02%) e Fernando Nobre com 1.422 votos (12,02%). Francisco Lopes conquistou 556 votos (4,70%), José Manuel Coelho 390 votos (3,30%) e Defensor Moura 91 votos (0,77%).
Em Seia a abstenção foi de 53,77%, ou seja, dos 25.589 eleitores inscritos apenas exerceram o seu dever cívico 11.831 eleitores. No concelho foram ainda registados 487 votos em branco e 273 nulos.
Noticia do Jornal Porta da estrela

Pintura de Alfredo Barros na Casa da Cultura

.


Está patente até 13 de Março nas Galerias da Casa Municipal da Cultura de Seia, uma exposição de pintura de Alfredo Barros. A referida exposição pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas e aos Domingos, das 14:30h às 17:30 horas.

Mais informações da exposição, da obra e do artista, no blogue Artes Vivas de Sérgio Reis,

AQUI

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

reportagem TVI sobre pobreza na região

Dizem que os concelhos de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia são os concelhos que menos criação de riqueza apresentam por habitante. Vai daí a Alcina Gomes fez uma reportagem para a TVI, que pode ser vista AQUI

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Alteração de espectáculo de teatro na Casa da Cultura de Seia


Em virtude de um motivo de força maior ao qual o Município de Seia é alheio, o espectáculo “Chovem Amores na Rua do Matador”, do Trigo Limpo teatro ACERT, que estava previsto para este Sábado, dia 22 de Janeiro na Casa Municipal da Cultura já não se realizará. Em sua substituição terá lugar o espectáculo “A Caixa Preta” da mesma companhia e que resulta também de textos de José Eduardo Agualusa e Mia Couto.

Pelo sucedido a autarquia pede desculpas.



A CAIXA PRETA
22 de Janeiro, Sábado, 21:45 Horas
Casa Municipal da Cultura de Seia - Cineteatro


José Eduardo Agualusa e Mia Couto repetem a experiência de escrever em parceria para o TRIGO LIMPO teatro ACERT, numa criação elaborada a partir do conto “Eles não são como nós”, do primeiro autor.
O desafio de levar à cena uma peça de dois dos maiores escritores da Língua Portuguesa é para nós uma grande responsabilidade, mas também a continuação de uma viagem recheada de grandes cumplicidades. Recorde-se que já com “Chovem Amores na Rua do Matador” tínhamos estreitado os laços da imaginação partilhada e inventado juntos um espectáculo que, desde a sua estreia no FINTA de 2007, tem conhecido uma grande circulação.


Em 2010, o trio de actrizes do TRIGO LIMPO (Ilda Teixeira, Raquel Costa e Sandra Santos) dá vida às três personagens de “A Caixa Preta”. Maria da Luz, Mariamar e Vitória são as heroínas desta história. Uma história de guerra? Uma história das pequenas guerras entre as pessoas? Uma história de todos nós... Das máscaras que usamos para não nos reconhecermos ao espelho, para não nos mostrarmos, para não mostrarmos quem somos.
Uma história de medos, dos medos que temos do que nos rodeia, do medo de trair, do medo de atrair, de ser atraído, das obsessões, da loucura, da solidão, da morte...
Esta caixa preta resulta de um processo de criação que roubou um pedacinho de cada um de nós para colocar lá dentro. É o registo último que fica após os desastres, o espaço negro onde inventamos a vida, a caixa do palco, o registo das memórias... mas também a avozinha, a neta e o lobo mau, o essencial da existência em momentos terminais. No fundo, esses momentos em que o tempo pára e espelha com crueza a dor da despedida.
Esta caixa preta é um grito sem som que parece revisitar a personagem da Mãe Carrar, de Brecht. É a prova viva de que é possível continuar a sonhar em conjunto e a concretizar esses sonhos. A prova viva de que é possível continuar...

Pompeu José


Ficha Técnica

A CAIXA PRETA
88ª Produção do Trigo Limpo teatro Acert
Texto José Eduardo Agualusa e Mia Couto
Dramaturgia e Encenação Pompeu José
Interpretação Ilda Teixeira, Raquel Costa e Sandra Santos

Cenografia Zétavares
Desenho de Luz e Sonoplastia Luís Viegas
Figurinos Colectivo
Adereços João Nascimento
Carpintaria Carmosserra
Fotografia Carlos Fernandes e Zetavares
Produção Marta Costa

Classif Maiores de 12 Anos
Duração 50 Min.
Estreia 30 de Novembo de 2010
Espectáculo de Abertura do 16º Finta,
Auditório 1, Novo Ciclo Acert


Constituída Rede de Economias da Criatividade na qual Seia está inserida


A Rede de Economias da Criatividade foi constituída oficialmente em Óbidos e reúne seis autarquias (Óbidos, Guimarães, Montemor-o-Velho, Tondela, Montemor-o-Novo, Seia) e a Fundação Bissaya Barreto.

Trata-se de uma rede com projectos semelhantes e complementares na área das economias criativas que vai gerir nove milhões de euros e, entre outros objectivos, pretende-se “atrair talentos, criando-lhes condições de trabalho, gerindo uma rede comum de residências, de modo a que as pessoas da rede possam circular entre os vários territórios”, explicou Miguel Silvestre, coordenador da constituição da rede.

A “Rede de Economias da Criatividade” vai ter projectos de “apoio ao empreendedorismo e cultura, bem como uma rede de televisão nas escolas, em comum”, adianta Miguel Silvestre.

Dos 9 milhões de euros para gerir, “dois milhões e meio de euros são para projectos comuns”, sublinhou o responsável.

“Dar exemplos de sucesso na área da criatividade e apoiar publicações científicas, nesta área”, é outro ponto em destaque para dinamizar a Rede.

A autarquia de Óbidos consegue assim “reunir territórios nacionais semelhantes em património e actividades culturais, à semelhança da rede em que já participa a nível europeu”, adianta Miguel Silvestre.

A Rede de Economias da Criatividade é apoiada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da Região Centro.

domingo, 16 de janeiro de 2011

um mau exemplo de serviço publico

Um destes dias dirigi-me a um serviço público para colocar uma questão particular. Qual não foi o meu espanto quando fui recebido pelo funcionário de forma mal-criada, ao ponto de eu ter dito ao referido servidor do estado que estava a ser mal-educado comigo e ele me ter respondido aos gritos assim: “Estou a ser mal-educado estou, mas faça favor de sair do meu gabinete”.

Óbviamente que não revelo mais pormenores aqui, apenas que comuniquei o assunto ao superior hierarquico e que desde aí estou á espera de uma explicação.

Um municipe não pode ser assim tratado e eu como cidadão aguardo uma explicação, sob pena de poder agir em conformidade, particularmente ou no quadro da assembleia municipal, onde sou deputado.

Ás vezes fazem-se criticas aos politicos por tudo e por nada, mas tantas vezes deixamos passar em claro comportamentos menos dignos de funcionários que têm o dever de zelo e de serviço público de forma correcta e educada. E quando dizemos que todos temos que ajudar a construir uma terra melhor, pode começar por aqui, - não deixando passar casos como estes, que segundo se consta, por vezes serão recorrentes.

Na campanha de Alegre em nome da serra da Estrela




Na semana passada, depois de ter falado com Cavaco Silva, na quarta-feira, sobre a necessidade do seu empenhamento para a execução dos Itinerários da Serra da Estrela, na sexta-feira, foi a vez de falar com o candidato a presidente da república, Manuel Alegre, sensibilizando-o para a mesma reivindicação.

Em nome do Movimento MAIS, eu e o Pedro Conde, voltámos a cruzar-nos com mais um candidato, para que o assunto não caia no esquecimento.

Hoje alguém me dizia que se mais não valeu, pelo menos tivemos a oportunidade de nos ter sido concedida uma audiência pelo Presidente da República em pessoa, o que seria bem dificil de acontecer no Palácio de Belém. Além do mais, na conversa que tive com Cavaco, tive oportunidade de o esclarecer que nenhum destes Itinerários, contempla o famoso tunel da serra da Estrela, porque ele perguntou-me se “este não é o projecto dos tuneis?”

Enfim, depois das Presidenciais temos de voltar á estrada. Quem sabe com uns autocarros carregados de pessoas para rumarmos a Lisboa e mediatizarmos o assunto.

Também contamos fazer milhares de postais e dá-los ás pesoas para enviarem para Lisboa. Aceitam-se contributos.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

“NOITES DO MUNDO” E “BOLSA DE TALENTOS LOCAIS” SÃO ALGUMAS DAS NOVIDADES DA PROGRAMAÇÃO DE SEIA

.



O Município de Seia decidiu que em 2011 não se realizará a tradicional FIAGRIS, na sequência das medidas de contenção que se impõem. No entanto a programação da Casa da Cultura mantém um bom nível de oferta, reduzindo também nos respectivos custos.

Em termos de novidades, surge a iniciativa “Noites do Mundo”, que consiste na animação de vários espaços da cidade com grupos de outros países radicados em Portugal – Brasil, Cuba, India, Cabo Verde, etc., a custos reduzidos e com índices de animação elevados.
Outra das novidades apresentadas pelo Município no quadro da Casa da Cultura, tem a ver com a criação da chamada “BTL – Bolsa de Talentos Locais”. A referida iniciativa consiste na criação de uma lista de grupos e músicos locais, a quem será dada oportunidade de apresentação pública no Cineteatro, Auditório ou Espaço Internet da Casa da Cultura. As áreas a contemplar serão preferencialmente de música (vários géneros musicais), teatro e outros projectos performativos antecipadamente aprovados.
Deste modo, pretende-se dar seguimento a uma estratégia de aproximação do complexo da Casa Municipal da Cultura à comunidade, reforçando ainda mais o desenvolvimento de acções de valorização e incentivo aos criadores locais.
Ainda no domínio da animação local, será incrementada a iniciativa “FILARMONIAS”, para proporcionar às bandas filarmónicas do concelho, a oportunidade de actuarem em contexto de auditório e eventualmente convidarem uma outra banda de outro concelho.
Quanto ao resto, Janeiro continuará a ser mês do “Festival de Folclore de Inverno” e outras acções pontuais; Fevereiro é altura do “Seia Jazz & Blues”, que este ano traz ao palco André Sarbib e Chris Jagger; Março é agora a altura escolhida para a Feira do Livro que em termos de actividades paralelas contará com um recital de João Lagarto e Victor Norte, um Concerto “Improvisos Deflagrados” de Vitorino da Almeida e Luís Avellar e espectáculos infantis. A Feira do Queijo também decorre no inicio deste mês, por alturas do Carnaval. Abril terá este ano um espectáculo de dança – “A Menina de Pedra”, do Quorum Ballet; Maio e Junho continuarão a ser os meses do Festival ARTIS, que em termos de figurino irá mudar, aumentando a qualidade na exigência das obras aceites, além de contemplar uma programação paralela que incluirá “Caravan Cabaret do Grupo BAAL 17/AL-MaSRAH Teatro, “O Mundo que Dança” da Companhia de Dança de Sintra, Grupos de música locais e quatro dias de residência artística da companhia Trigo Limpo – Teatro Acert com actores locais.
Em Julho voltará o Festival Publi… Cidade de Seia e surgirá “Noites do Mundo” que se prolonga até Agosto.
Em Setembro está previsto um concerto musical de grande dimensão, em Outubro o Cine’Eco, que deverá contar nas actividades paralelas com concertos de Cristina Branco e António Zambujo; em Novembro as Jornadas Históricas e os festivais da comunidade – Festival de Orquestras de Musica Ligeira da OJSE e de Coros promovido pelo Orfeão de Seia e em Dezembro o Festival da Canção da CJAN, de São Romão.
Pelo meio haverá ainda outros concertos e espectáculos pontuais, exposições, iniciativas dos serviços educativos, que inclui acções nas escolas e espectáculos para a infância, curso de iniciação teatral, além de conversas informais sobre temáticas da actualidade, workshop’s, etc.
Financeiramente, vários espectáculos e acções da programação beneficiam da candidatura feita no âmbito da chamada Cultrede, onde estão mais 17 municípios, e que permite um financiamento de 80%.
Por tudo isto, Seia continua a ter uma oferta de programação diversificada e de qualidade, interligando-se com outros organismos e entidades culturais do concelho, como sejam o Conservatório de Música de Seia, a Escola Superior de Turismo e Hotelaria, a Escola Profissional, outras escolas e museus.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cavaco sensibilizado para os Itinerários da Serra da Estrela

.





Hoje cumpri mais um dever de cidadania. Em nome do MAIS – Movimento de Apoio à construção dos Itinerários da Serra da Estrela fui, com o Pedro Conde entregar ao candidato Cavaco Silva uma carta a pedir o seu empenhamento para a concretização destes traçados considerados fundamentais para o desenvolvimento desta região.


Cavaco ouviu-me, elogiou o papel dos cidadãos nas causas do desenvolvimento e disponibilizou-se para ter em causa esta questão pertinente.



Fotos de José Manuel Brito

A Escola Evaristo Nogueira também se manifestou e fez chegar ao candidato as suas preocupações.


Na próxima sexta-feira iremos entregar igual missiva ao candidato Manuel Alegre, aquando da sua visita a Seia.


http://itinerarioserradaestrela.blogspot.com

domingo, 9 de janeiro de 2011

Dias de Música Barroca em Seia

12-15 Janeiro 2011
Conservatório de Música de Seia

Na sequência de outras actividades com a designação “Dias de...”, o Conservatório de Música de Seia promove 4 dias repletos de actividades alusivas à Música Barroca de 12 a 15 de Janeiro de 2011. Pretende-se promover a divulgação do repertório deste período numa perspectiva didáctica, através de concertos comentados, exposições, jogos e conferências.
Direcção Artística / Direcção Executiva: Nuno Gonçalo Pinheiro


12 de Janeiro
16h30-18h30, Conservatório de Música de Seia
Jogo da Arte Barroca - Jaime Reis
Entre outras actividades, os jogadores deverão reflectir e criar a sua apreciação estética sobre exemplos apresentados, identificar a dos restantes participantes, identificar o autor de exem- plos musicais e relacionar música com artes visuais. Uma aprendizagem divertida com possi- bilidade de receber prémios fantásticos!
Equipas: 3 a 8 equipas; 2 jogadores por equipa.
Enviar o nome e idade dos participantes para <> até ao dia 11 de Janeiro. Será enviada resposta a confirmar a possibilidade de participação. Serão privilegiados os primeiros inscritos.


21h - Recital - Auditório do Conservatório de Música de Seia


13 de Janeiro
14h30-17h00, Conservatório de Música de Seia
Exposição Aberta ao Público em geral sobre o Período Barroco.
Exposição de cartazes, informação e música Barroca. Apresentação de trabalhos dos alunos da EPSE e Conservatório de Seia, seguida de um curto recital.


21h - Recital - Auditório do Conservatório de Música de Seia


14 de Janeiro
21h00 - Concerto Grupo de Metais do Conservatório de Música de Seia
Casa da Cultura de Seia


15 de Janeiro
Grupo de Metais de Seia - 12h00-12h30 - Museu do Pão
- Grupo de Metais de Seia - 15h00-15h30 - Cise Recital de Piano: 15h00-15h30 - Museu do Pão
Conferência - João Paulo Janeiro - 16:00-17:00 - Auditório do Conservatório de Música de Seia
21h - Concerto Comentado pelo Professor João Paulo Janeiro - Orquestra de Cordas da ESART
Igreja Velha de Valezim


http://diasdemusicaelectroacustica.blogspot.com/2011/01/dias-de-musica-barroca.html

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Curso de iniciação teatral na Casa da Cultura de Seia


A Casa Municipal da Cultura de Seia, á semelhança de anos anteriores, vai levar a efeito um curso de iniciação teatral que decorrerá de Fevereiro a Junho, e que se destina a todo o público interessado.

Orientado pelo encenador Alexandre Sampaio, o curso funcionará em horário a definir no seio do grupo de participantes, prevendo-se uma sessão semanal de 2 horas e meia.


As inscrições são gratuitas e estão abertas na Casa Municipal da Cultura, mas também podem ser efectuadas pelo telefone 238 310 293, ou por e-mail casacultura@cm-seia.pt , até ao fim do mês de Janeiro.

Recorde-se que este é o 6º curso que o Município promove no âmbito da programação da Casa da Cultura de Seia, de onde tem resultado vários trabalhos de apresentação ao público dando corpo ao Grupo “Sena em Palco”, entretanto criado.

www.casadaculturadeseia.com