terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O notável trabalho da rede de Bibliotecas Escolares de Seia




Não sei como é nos outros concelhos, mas em Seia há um trabalho que tem sido feito pela rede de bibliotecas escolares que é notável a todos os títulos e que certamente dá e dará grandes frutos no que se refere à adesão das crianças ao prazer da leitura.

Discretamente, sem que isso seja anunciado a grandes parangonas, esta rede concelhia de Bibliotecas Escolares e Municipais de Seia) tem feito o seu trabalho que resulta da partilha e da articulação entre o Município, os Agrupamentos de Escolas, o gabinete do Ministério da Educação, a Direcção-Geral e o Plano Nacional de Leitura. Um trabalho planeado e estruturado a partir de 2004, com protocolo em 2006 e cujos resultados são bem visíveis nos elevados índices de leitura, registados junto das crianças das escolas. Uma estratégia que aumenta invariavelmente a vontade de ler, aproximando as crianças dos livros, já que não se nasce leitor.

Nesse contexto, tem sido também importante "o papel do professor bibliotecário, uma vez que é ele que orienta e transmite aos alunos uma consciência dos méritos e das vantagens acrescidas, nomeadamente do meio digital, mas não escondendo os seus perigos".

Tenho para mim que este trabalho é um dos de grande mérito que em matéria cultural estão a ser feitos no concelho de Seia, cuja responsabilidade vai sendo partilhada desde a cúpula, das entidades responsáveis, até aos agentes no terreno, sobretudo bibliotecários, professores e demais pessoal administrativo e de animação.

A estratégia contempla imensas iniciativas, desde a simples melhoria de instalações dos espaços de leitura, passando por concursos, cujo concurso SER é meritório e notável a todos os títulos, sessões de leitura e de contos, envolvimento dos pais, presenças de escritores, acções de formação, espectáculos, feiras de livros e tudo o mais que contribui para sensibilizar os mais novos para as vantagens da leitura.

Por outro lado, é um trabalho que começa na base, ou seja, junto das crianças, fortalecendo os alicerces do conhecimento, que obviamente é determinante para o seu desenvolvimento cognitivo e enriquecimento cultural – competência básica para aprender, trabalhar e realizar-se no mundo contemporâneo.

Parabéns a todos os responsáveis desta rede de bibliotecas escolares de Seia, pelo trabalho desenvolvido.


Nota:
Toda a informação desta rede pode ser consultada no site oficial
AQUI


3 comentários:

A. Madeira disse...

Parabéns a todos que, neste país promovem e fomentam a cultura e a educação.
Este é o melhor legado que podemos deixar aos nossos filhos.
E, esta herança, em parte é fruto dessa data histórica que mudou Portugal - 25 de Abril de 1974!
Que viva Abril!
P.S. Para os mais distraídos quero lembrar que no passado a educação, a saúde, etc, etc, era privilégio só de alguns. Ou seja: das classes mais favorecidas.

A. Madeira

Anónimo disse...

Pois senhor Madeira, tem toda a razão e eu subscrevo. Acrescento, se me permite o senhor e o moderardor do blog, que as conquistas e ideais de Abril têm vindo a ser liquidados, sucessivamente, pelos vários governos, todos de direita - PS, PSD e CDS - pois o ESTADO SOCIAL tem sido tão mal tratado por todos eles. E agora, despudoradamente e a pretexto da crise, adoptam medidas para acabar com esses direitos e apresentam-nas como inevitáveis e únicas. Mentira!
É PRECISO UM NOVO ABRIL!

Anónimo disse...

O virtual não substitui o cheiro dos livros..... os meus parabens a toda a equipa.
eugenio