sábado, 31 de dezembro de 2011

A Intervenção de Teresa Fernando (PS) na Assembleia Municipal de Seia

Todos sabemos que o país, a europa, o mundo, vive hoje uma situação de crise económica e social que se agrava de dia para dia e sobre a qual eu estou francamente cansada de ouvir comentar diariamente, sem conseguir perceber o plano estratégico concebido para a sua resolução. Por isso, no balanço de mais um ano, prefiro realçar a acção que o Município tem desenvolvido, no sentido de responder com energia, com acções de efeito no imediato, com soluções excepcionais e temporárias, e com uma visão de futuro para suplantar os constrangimentos deste novo paradigma económico.
Realço em primeiro lugar a postura de transparência, seriedade e persistência assumida pelo Presidente da Câmara e respectiva equipa de governação na abordagem aos diversos problemas inerentes à sustentabilidade do concelho, construindo, desta forma, a cumplicidade e a confiança necessária entre o poder local e o poder central que lhe permitiu, entre outras, obter uma grande vitória com a aprovação do Plano de Reequilíbrio Financeiro.
Contra todas as adversidades, o Município mantém uma política de apoio à educação, através da atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior e da colaboração com os Agrupamentos de Escolas no esforço que estes desenvolvem na organização de respostas educativas diferenciadas, num ensino que se pretende de qualidade, garantindo que o acesso e as condições de ensino sejam iguais para todas as crianças e jovens do concelho.
Realço a particular sensibilidade do Município em matéria de apoio à formação e educação das crianças mais vulneráveis e desfavorecidas, como é o caso das crianças com necessidades educativas especiais. Área que obviamente me é particularmente cara. Devo dizer-vos que o nosso concelho possui um agrupamento de referência para a educação de crianças e jovens com multideficiência com uma unidade a funcionar na escola Dr. Abranches Ferrão, e um agrupamento de referência para a educação e crianças e jovens com perturbações do espetro do autismo com duas unidades: uma a funcionar no Centro escolar de Seia e outra na Escola Dr. Guilherme Correia de Carvalho, com uma área de influência que abrange os concelhos de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres.
Na dinâmica destas unidades o município tem assumido um papel preponderante, disponibilizando transportes, recursos físicos e humanos para o desenvolvimento de experiências e terapias, nomeadamente hipoterapia, musicoterapia e hidroterapia, que potenciam contextos de aprendizagens significativas, visando a plena expansão da personalidade destas crianças excepcionais.Experiências que mediante solicitação dos agrupamentos de escolas podem ser extensíveis a outros alunos com NEE. Iniciativas que fazem deste Município uma referencia em matéria de apoio aos alunos com necessidades educativas especiais. Neste âmbito, constitui igualmente um grande passo a adesão do município à rede de excelência de cidades e vilas para todos, que prevê soluções integradas de eliminação de barreiras arquitectónicas.
Ainda no contexto de formação, o nosso concelho conta com o contributo de um elevado número de associações desportivas e culturais que veiculam aprendizagens informais e formais que concorrem para a formação integral e criação e hábitos de vida saudável. Para a existência destas colectividades em que podemos, por exemplo, salientar que o clube mais representativo da associação de futebol da Guarda é do nosso concelho, muito contribui seguramente o programa de apoios do Município.
Os factores que enunciei, a perspectiva empreendedora versando a rentabilização dos recursos naturais, associados à distinção que o município obteve pela política integrada de apoio à família, dimensiona positivamente as expectativas sobre o desenvolvimento sustentável do nosso concelho.
Para terminar, expresso o desejo de que em 2012 ao invés de promessas de falsas mudanças, de críticas destrutivas ou de silêncios continuados, se desenvolva uma cultura de co-responsabilização, em que todos disponibilizem o seu potencial, no sentido construtivo. Desta forma, acredito que conseguiremos vencer.
Desejo a todos um ano novo cheio de ideias criativas!
Seia, 30 Dezembro de 2011

Sem comentários: