segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Democracia participativa, em Seia como noutro lugar qualquer



Nesta semana antes do Natal, tenho duas importantes Assembleias e na semana a seguir ao Natal, outra, na sequência da minha actividade política local e regional.



Esta segunda-feira é uma reunião da Comissão Política do PS, onde se falará de assuntos respeitantes ao desenvolvimento do concelho, na óptica socialista. A forma como o Orçamento da Câmara para 2012 está a ser elaborado e a Reforma Administrativa respeitante às Freguesias, serão certamente pontos em debate.

Da minha parte, direi na ocasião, o que acho relativamente ao que está a ser bem feito, mas sobretudo daquilo que deve mudar, numa altura em que já passaram dois anos de governação da Câmara deste executivo socialista liderado por Carlos Filipe Camelo.

Na terça-feira, será a vez da reunião da Assembleia da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela, que decorrerá em Gouveia e onde se abordarão temas comuns aos 3 concelhos – Seia, Gouveia e Fornos de Algodres. A Chamada CIM da Serra da Estrela, que já tem apresentado projectos comuns, sobretudo a Feira do Queijo e várias acções de formação. Mas pouco mais!
No dia 30 de Dezembro, decorrerá no Auditório da Casa Municipal da Cultura a reunião ordinária da Assembleia Municipal de Seia, onde estará em discussão o Plano e Orçamento da Câmara Municipal para o próximo ano e muitos outros assuntos respeitantes ao desenvolvimento do concelho.

Dado que o meu papel na política local não entra na responsabilidade executiva, mas sim na procura da influência para aquilo que considero actos de melhor governação, faço, como sempre tenho feito - acção política a bem do desenvolvimento, procurando fazer com que se faça. Procurando agitar consciências, estimular o debate e combater o imobilismo. E nessa linha, para cada uma destas reuniões, aceito sugestões e opiniões, para levar à discussão, porque a democracia deve ser cada vez mais participativa. Muitos dos assuntos críticos que tantas vezes abordamos à mesa do café, podem chegar aos locais próprios. Incomodem ou não quem governa, as questões devem ser colocadas, sem receio, porque, mau político, não é aquele que não ouve as pessoas, é aquele que nem sequer as quer ouvir! Embora, eu não me queixe,...


Fico à disposição e receptivo a sugestões. Com elevação e de preferência com assinatura.


6 comentários:

Anónimo disse...

Uma vez que, a Câmara Municipal foi distinguida este ano, pelo Observatório para as Autarquias Familiarmente Responsáveis pelo reconhecimento efectivo do trabalho desenvolvido.Tão meritório projeto merece continuação, mesmo de dificil e árdua tarefa; pois as circunstançias atuais assim o exigem.A meu ver, dos projetos mais nobres, não ressalvando os restantes.O meu apreço á equipa responsavel e que a Câmara Municipal faça todos os esforços para revalidar tal distinção.
eugenio

Anónimo disse...

O problema do PS não é o que o PSD faz.
O problema do PS é não fazer o que o PSD faz.

Anónimo disse...

Sr.Mario Branquinho pergunte lá ao sr. presidente da camara e aos senhores vereadores porque razão é que só entram para a camara os amigos e se não havia em seia um engenheiro quimico para ir para o museu da electricidade. e agora parece que o novo quadro de pessoal já tem um lugar especialmente para a menina. pouca vergonha. isto vai acabar mal. o sr. presidente devia pensar nos jovens de seia que´á anos esperam por uma oportunidade , só que não têm irmãos chefes de departamento nem comprades vereadores dos recursos humanos . espero que fale no assunto sem medo porque alguem tem que por cobro a esta semvergonhice. boas festas

Anónimo disse...

eu até que punha aqui um comentário , mas depois ainda me lixo mais na camara .confio que voce fale

Jonnhy disse...

Olá Mário:)
Não esqueças a TDT na Ribeira de Alvôco... cada equipamento custa cerca de 150 euros... como vão pagar os mais carênciados?

Anónimo disse...

"A agregação de freguesias vai ser decidida pelos órgãos políticos de cada concelho. Na proposta de lei que o Governo está a ultimar, mantêm-se os critérios, com carácter orientador. Se as metas não forem atingidas, as autarquias serão extintas por via administrativa".
A agregação de freguesias não resolve coisa nenhuma, antes pelo contrário dificulta a vida aos cidadãos dessas mesmas freguesias agregadas.Agregem possivelmente alguns organismos municipais, na melhor das hipoteses.
eugenio