sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Projecto “The Crow”, Space Ensemble e Áurea no CineEco





O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que decorre em Seia de 8 a 15 de Outubro, abre com um concerto do projecto The Crow. A programação musical do festival de cinema inclui ainda o filme-concerto para crianças “Uma Floresta Animada”, pelos Space Ensemble, e um espectáculo de Áurea para a noite de entrega de prémios. Os primeiros filmes seleccionados para o CineEco serão divulgados brevemente.





Constituído por um quarteto de cordas e uma bateria, os The Crow exploram o potencial electro-acústico de temas de bandas como os U2, Muse, Guns n’ Roses, Rolling Stones, The Doors, Red Hot Chilli Peppers, Coldplay e Madonna, entre outros. No dia 8 de Outubro, actuarão ao vivo na Casa Municipal da Cultura de Seia para a Abertura Oficial do CineEco 2011.


Na quinta-feira seguinte, dia 13, pelas 15h, o programa musical do festival é dedicado ao público escolar, com o filme-concerto “Uma Floresta Animada”, da formação Space Ensemble. Conjugando curtas metragens de animação finlandesas com música tocada ao vivo por instrumentos como harpa, piano e saxofone, em harmonia com outros menos convencionais como balões e um serrote, este espectáculo pretende estimular a imaginação e criatividade das crianças. Num desses filmes, por exemplo, o objectivo é encorajá-las a inventarem os seus próprios brinquedos. Criado a partir de uma parceria entre os Space Ensemble, a Embaixada da Finlândia em Lisboa e o Finnish Film Contact (instituição de apoio à divulgação da cinematografia finlandesa), “Uma Floresta Animada” é também uma homenagem ao Ano Internacional da Biodiversidade (2010) e da Floresta (2011).


No último dia do CineEco, a cerimónia de entrega de prémios encerra com um concerto de Áurea. Distinguida na última edição dos Globos de Ouro com três nomeações e o prémio de “Melhor Intérprete Individual”, a cantora de 23 anos lançou o seu primeiro álbum (homónimo) em Setembro de 2010. Desde então, esteve oito semanas consecutivas no primeiro lugar do top nacional de vendas, atingiu o disco de platina com 20 mil cópias e esgotou plateias por todo o país. Detentora de uma voz cativante e envolvente, Áurea interpreta temas como Busy (for me), e The Only Thing That I Wanted num registo soul/pop com influências de vários estilos, num trabalho musicalmente eclético.


Todos estes espectáculos decorrem na Casa Municipal da Cultura de Seia. Os bilhetes para a abertura e o encerramento estão à venda no local a partir de sábado e têm o seguinte preçário:


- “The Crow” - Concerto de Abertura: 3,5 €
- “Áurea” - Concerto de Encerramento: 6 €
- Desconto com Cartão Municipal: 50%


O CineEco é organizado há 16 anos pela Câmara e pela Empresa Municipal de Cultura e Recreio de Seia. A partir deste ano é feito em co-produção com a Zero em Comportamento (organizadora do IndieLisboa), apresentando-se totalmente reestruturado. O seu principal objectivo é a divulgação de valores naturais e ecológicos, através do cinema e actividades culturais, abordando temáticas tão actuais como a biodiversidade, sustentabilidade, energias renováveis, requalificação urbana, alimentação biológica ou compromissos ambientais, sempre numa perspectiva abrangente. A programação de cinema apresentará cerca de 60 longas e curtas metragens e será anunciada brevemente.



(Nota de Imprensa)




4 comentários:

Anónimo disse...

Deixar apenas uma sugestão...

Caso não tenha tido conhecimento entre o dia 1 e 6 de Setembro a Banda de São Romão, esteve em França a representar o concelho de Seia, segundo rezam as criticas de forma brilhante...

Provavlmente muito poucos Senenses saberão disso, pelo que caso ache oportuno, penso que seria um bom tema para postar no seu blog...

Obrigado

Anónimo disse...

Para certas pessoas a Vila de São Romão não existe. Para essas pessoas, só conta a Srª do Desterro será, que pertence á junta de freguesia de Seia?

Cagido disse...

Ainda não disse uma palavrinha sobre a eleição do queijo Serra da Estrela, como uma das 7 maravilhas de Portugal.
Eu já referi no meu blog do Cagido esse facto, assim como do leitão.
Um ab.

antonio monteiro disse...

adorei o concerto da banda "the crow" nunca tinha visto nada assim tao fantástico e interactivo!
excelentes músicos de formaçao clássica