quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Um queijo maravilha


Seguindo a sugestão do cagido, http://cagido.blogs.sapo.pt/ e depois do regresso à estrada da escrita aqui no blogue, faço uma referência à eleição do Queijo Serra da Estrela como uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa. Uma referência, obviamente positiva.
Podemos concordar ou não com a existência do concurso, com a forma como está estruturado, como são feitas as votações, etc., mas teremos de concordar que o festival deu um contributo importante para a visibilidade da gastronomia portuguesa. Pelo menos a RTP teve assunto durante o Verão!
E pronto, já que houve concurso, cada região procurou capitalizar o seu produto. A Serra da Estrela, pelos vistos mobilizou-se e votou em massa no Queijo, que é uma imagem de marca. Ainda bem, porque isto também revela uma demonstração de peso. Revela que as pessoas se mobilizaram em torno de uma causa – a eleição de um produto que contribui muito para a economia local e que pode contribuir ainda mais.
Numa altura em que atravessamos uma crise económica profunda, entendo, e já o tenho dito e escrito, que há muito espaço neste sector para o rentabilizar ainda mais. A pastorícia, se for dignificada, pode absorver muito jovem, que tanto pode enveredar por projectos de queijarias, como simplesmente pela implementação de um projecto de venda de leite para as unidades industriais que temos no nosso concelho.
Voltando ao queijo e à maravilha gastronómica que ele constitui, sempre se pode dizer que desta vez a Serra da Estrela ganhou o campeonato que disputou. Por isso está de parabéns a região e em particular as pessoas que votaram no queijo.

1 comentário:

Cagido disse...

Como senense, ou melhor, santiaguense e agora anadiense, fiquei muito feliz pela eleição do queijo serra da Estrela, como maravilha da gastronomia portuguesa. Olhe que na freguesia de Santiago se produz bom queijo.
Obrigado por publicitar o meu blog.
Um abraço.