quarta-feira, 30 de março de 2011

Autarcas da Serra da Estrela preocupados com redução de meios de combate a incêndios


Notícia do Diário As Beiras


Os presidentes das câmaras municipais de Seia e de Gouveia mostraram-se preocupados com a redução de meios aéreos para combate aos incêndios florestais naquela região, onde se localiza o Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE).

O presidente da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), Arnaldo Cruz, admitiu no domingo (27) que serão feitos cortes no orçamento para meios de combate a fogos na ordem dos 20 por cento, sendo que os serão os que sofrem maior redução.

A preocupação sentida “não é exclusiva em termos do território que nos está confinado mas é em termos do todo nacional, porque sabemos da importância dos meios aéreos no combate aos fogos”, disse à agência Lusa Carlos Filipe Camelo, autarca de Seia (PS) .

Referiu que um corte nos meios aéreos significará que a disponibilidade de ataque “no período inicial” dos incêndios ficará “penalizada”.

Segundo o autarca, a Serra da Estrela necessita de meios aéreos para combater os fogos porque, devido à sua orografia, “existem zonas inacessíveis a veículos e a pessoas”. Mais texto do Diário As Beiras AQUI



Sem comentários: