quinta-feira, 29 de julho de 2010

Plantas aromáticas e medicinais aproveitadas por Seia




Eis uma boa notícia. Uma excelente ideia com pernas para andar e para contribuir para algum dinamismo económico e ambiental no Concelho de Seia. Trata-se de um projecto da Câmara Municipal de Seia e da Universidade de Coimbra centrado na comercialização de plantas aromáticas e medicinais.

O projecto apresentado recentemente, tem como objectivos estabelecer as bases científicas para a conservação da diversidade vegetal, integrar o potencial científico da Universidade de Coimbra no desenvolvimento local e promover Seia como centro de educação ambiental e científica, além de potenciar - segundo foi dito - a vocação ambientalista da Câmara de Seia.

Para este projecto já foi feito um levantamento, onde são identificadas 103 espécies com propriedades aromáticas e medicinais, possuindo, algumas delas, outras utilizações. Das espécies inventariadas destacam-se o hipericão, a malva, o sabugueiro, a macela, a erva-de-são-roberto, a alfavaca-da-cobra e a carqueja.

Na altura da apresentação deste projecto, o Município convidou um engenheiro agrónomo, técnico de agricultura biológica, agricultor e viveirista, que falou de uma experiência concreta – o Cantinho das Aromáticas, localizado em Vila Nova de Gaia, que tem como principal vocação a produção e comercialização de plantas aromáticas, medicinais, condimentares e outras espécies espontâneas da Flora Ibérica.

Como se vê, Seia dá aqui um passo importante numa iniciativa empreendedora e amiga do ambiente.

A notícia da apresentação do projecto

AQUI

Sem comentários: