quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Petição a Favor da Concretização das Novas Estradas (IC’s 6, 7 e 37) na Serra da Estrela


Este é o endereço da petição pública que está online e que todos devem subscrever, porque todos queremos mais desenvolvimento para a Serra da Estrela

A decisão do Governo em suspender a concretização da Concessão de Estradas da Serra da Estrela, que inclui a execução dos IC6, IC7 e IC37, é uma “machadada” nas expectativas de desenvolvimento do Interior do País e em especial para os que residem nesta região da Serra da Estrela.

Porque todos os cidadãos têm a responsabilidade de participar nas decisões que lhe dizem respeito, é criado este movimento que se centra nas preocupações com o desenvolvimento do Interior do país, mas fundamentalmente, e neste momento, pela defesa da concretização destes traçados, essenciais ao desenvolvimento da Beira e Serra da Estrela.

Consideramos a suspensão da concretização destes Itinerários Complementares como uma medida fortemente injusta, precipitada, que vem defraudar expectativas e adiar a resposta aos problemas de acessibilidade e de desenvolvimento desta Região.

Independentemente da acção do governo, dos partidos em geral e de outros organismos da administração local, entende-se que a sociedade civil não pode ficar de braços cruzados e aceitar de ânimo leve esta decisão, que é altamente lesiva dos interesses das populações.
Este movimento, que se inicia com esta petição, terá como objectivo atrair todos os cidadãos para o debate e para a realização de acções de reivindicação para a execução dos referidos traçados, a programar nos próximos tempos.

Com a ajuda de todos, haverá força suficiente para repor a justiça no desenvolvimento da Serra da Estrela e assim conseguir a solidariedade e a discriminação positiva constantemente propalada e tão pouco praticada.


Chegou a altura de dizer basta a esta forma de canalizar os fundos públicos apenas para os grandes centros, em detrimento dos povos do Interior do país.

Serra da Estrela, Fevereiro de 2010

Os signatários
blogue



http://www.itinerarioserradaestrela.blogspot.com/

3 comentários:

Sérgio Alves disse...

Eu já assinei!!!
De facto o cancelamento da construção destas duas Ic's são uma enorme perda para a região e para o nosso concelho.
As viagens para Viseu e Coimbra são penosas, e o tempo que elas demoram não se justifica.
Melhores ligações para estas duas cidades, não representam apenas o encurtamento de distâncias para as mesmas. Significam também acessos mais rápidos a Lisboa e ao Porto.
Isto poderá abrir portas à instalação de mais e melhores empresas no nosso concelho, que tanta falta fazem.
Julgo que melhores acessos às regiões do interior trariam muito mais riqueza e desenvolvimento ao país que a construção do TGV ou do novo aeroporto.
Aliás, foram várias as viagens de comboio que fiz num passado recente, e conversando com alguns revisores dos comboios, fiquei a saber que os comboios inter-cidades e alfa-pendular não andam à velocidade a que deveriam andar, dado que as linhas e os carris são mais do que obsoletas(os).
Ou seja, melhores linhas e carris permitiriam que os comboios andassem com mais velocidade, levando a que o projecto TGV pudesse ser adiado ou mesmo cancelado, transferido o investimento do mesmo para a construção destas novas estradas.
Digo eu....

edureis disse...

Estou longe mas acompanho tudo o que se passa por essas Terras. Concordo plenamente com o comentário do Sr. Sergio Alves. Eu quero participar!. E já assinei a petição. abraços

A. Madeira disse...

Já assinei!
Juntos, somos mais fortes.