segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Economia é cultura

Apontamentos culturais
O destaque do caderno de Economia do Expresso deste fim-de-semana vai para a Cultura como factor que ganha cada vez mais peso no sector económico português.

Segundo um estudo divulgado, o sector da Cultura já gera 2,8% do PIB, tornando-se num dos sectores mais dinâmicos do país. Este sector tem já um peso económico superior ao têxtil e vestuário e semelhante ao sector automóvel.

Nos subsectores específicos do teatro e dança, o crescimento é de 60%. Porém, é o sector das edições, o que é mais expressivo em termos de volume de negócio.

O património, as artes visuais e perfomativas, a música, a criação literária, o cinema mas também a rádio e a televisão, o software educativo e de lazer, a publicidade, a arquitectura e o design são responsáveis pela criação de 2,8% de riqueza do país.
Num tempo em que o mundo está em constante mutação, com muitas fábricas a fechar, eis uma questão que nos deve fazer pensar.
.
Viseu Cultural
Romeu Lopes, no seu blogue Legumesalteados fala de Viseu, como a cidade portuguesa com melhor qualidade de vida, mas que lhe falta uma actividade cultural mais diversificada e sem elitismos.
.
Guarda Cultural
Manuel Poppe na sua crónica de Domingo no JN destaca a Guarda e não resiste a evidenciar a importância do TMG – Teatro Municipal da Guarda:
“Aqui e ali, alguém resiste –o despertar cultural da Guarda é exemplo de batedor de esperança: o seu fecundíssimo Teatro Municipal, que completa 5 anos em Abril próximo, transformou-se em ponto de referência nacional e alargou à vizinha meseta castelhana um diálogo precioso”.

Sem comentários: