sábado, 13 de fevereiro de 2010

O Movimento em movimento


O Movimento de Apoio à Construção dos Itinerários da Serra da Estrela saiu à rua.



Dado o grande afluxo de pessoas na Feira do Queijo de Seia, aproveitámos para dar visibilidade ao Movimento e à luta.

Porque é preciso manter acesa a chama, tudo o que se poder fazer conta, para que a serra tenha o que merece.

Para já, a petição está a chegar às mil assinaturas.

Temos de continuar a mandar mail's a todos os nossos amigos e conhecidos, porque a onda não pode parar.

O JORNAL DE NOTÍCIAS já traz uma notícia da Agência Lusa:


AQUI

4 comentários:

Sérgio Alves disse...

Será que serviu de muito? Muitas pessoas passaram pela feira sim...mas quantas eram de fora do concelho? 2%?
Mais uma vez a Feira do Queijo de Seia passa ao lado dos boletins noticiosos das televisões nacionais. E no mundo de hoje...não estar na t.v. é o mesmo que não existir. Quando é que a Feira do Queijo de Seia vai perder o estatuto de feira de "bairro"? Na semana passada a Feira do Queijo de Penalva do Castelo teve direito a DIRECTOS nos boletins de noticias de hora de almoço das três estações televisivas nacionais. A de Seia nem referida foi...quanto mais ter emissões em directo.
Já no ano passado só foi referida por as criticas que Paulo Portas ao Governo, estando em campanha eleitoral na Feira do Queijo.Mas da Feira nada foi dito. Literalmente nada.
Neste ano como não tivemos membros da oposição a visitar a feira....a cobertura da mesma foi ZERO!!!
Na vizinha Gouveia basta alguém mandar um foguete, que as televisões vão a correr....ou são chamadas? Se calhar é mais isso.
Veja-se as coberturas televisivas às Feiras do Queijo e da Sopa dessa mesma cidade. Todos os anos têm directos das mesma, ou se procura sempre dizer mais que uma vez a palavra Gouveia, Gouveia, Gouveia.
Não sei se a Feira do Queijo de Seia é melhor ou pior que as outras feiras da região...mas tenho quase a certeza que é a única que não tem qualquer tipo de visibilidade a nível regional e nacional.
Seia devia ser a porta de entrada para a Serra....mas infelizmente já há muito que perdeu esse estatuto.
Posto isto, será que a faixa colocada pelo movimento teve algum impacto? Duvido muito.

Sérgio Alves disse...

http://www.ionline.pt/conteudo/46880-steve-hackett-no-gouveia-art-rock

Onde está a notícia do Jazz & Blues que ocorrerá na cidade de Seia no próximo fim de semana?
Já esta noticia do Gouveia Art Rock está na página inicial do site do jornal I de hoje.
É disto que falo....Seia perdeu visibilidade quando comparada com Gouveia. E tendo em conta que Seia tem muito mais potencial (humano, geográfico, urbano) que Gouveia, é incompreensível que tal suceda.
Como disse...em Gouveia basta alguém mandar um foguete e vai tudo a correr....Lá tudo é notícia.
Escrevam Seia Jazz & Blues 2010 no google...e vejam o que aparece: site da câmara, noticias do nova guarda e semelhantes, mas nada de alcance nacional. Simplesmente nada.

seia.portugal disse...

Olá Sérgio
Antes de mais, uma saudação especial pelo teu entusiasmo pelas questões do desenvolvimento de Seia.
Sobre o reparo que fazes sobre a Feira do Queijo, e por mim, cumpre-me dizer-te que a Feira do queijo vai para além das televisões. Vive para dignificar e incentivar os nossos pastores e artesãos, além, claro de ir de encontro ao público de Seia e Turistas em geral.
Como sabes há muitas feiras e há milhares de eventos todas as semanas e as televisões nem sempre dão destaque, nem dão vazão. No que se refere a Seia, não temos tido muita razão de queixa. Dada a grande quantidade de eventos, temos tido cobertura das televisões. Mesmo no caso da Feira do Queijo deste ano, na quinta-feira anterior, o programa do João Baião e Tânia Ribas de Oliveira (Portugal no Coração), contou com vários directos a partir do Largo da Câmara, promovendo a Feira e outras actividades do concelho. Não viste-te? Pergunta às pessoas do Rancho de São Romão, que participaram. Foi uma boa jornada.
Quanto ao Seia Jazz & Blues, não é no próximo fim-de-semana. É no outro dalém. E até lá, está prevista muita divulgação nacional. Tem calma, não te precipites, nem faças comparações absurdas com Gouveia, porque não é o facto de sair uma notícia no i que faz de Gouveia melhor ou pior. Ainda és novo e não te deves incluir no lote daqueles velhos do Restelo que vêem tudo na sua terra com desdém, dizendo que o que se faz na cidade vizinha (Gouveia) é sempre melhor do que aquilo que se faz em Seia.
Seia já há muitos anos que está no mapa cultural do país e isso deve-se também ao esforço de muita gente. E todos devemos continuar a ajudar a promover a nossa terra. Tu por exemplo, podes fazer como muitos, enviar mail’s para os jornais ou televisões a insistir, porque é preciso insistir e pedir às pessoas que lá trabalham para que falem de nós.
Seia tem algumas pessoas nalguns órgãos e já têm ajudado. Temos uma pessoa no Expresso, a Sofia Lacerda, que tem ajudado a que este semanário dê algum destaque a Seia. Mas é difícil, mesmo assim, porque somos pequenos e fazemos muitos eventos!
Temos o António Lopes da Silva, de Seia e que é o editor do Cartaz das Artes da TVI e já tem dado destaque aos nossos eventos - Artis, Cine’Eco, Seia Jazz & Blues, etc e vai continuar a ajudar. Temos muitos jornalistas conhecidos, que sempre que podem, apesar das “ditaduras das redacções” sempre vão falando de nós. É óbvio que não chega, mas vamos continuar a insistir.
Além do mais a Câmara tem um gabinete de comunicação que não se poupa a esforços.
É óbvio que as criticas e sugestões são sempre boas para se melhorar, mas não caias nesse pessimismo de que em Seia não se faz ou não se divulga e em Gouveia é que é bom, porque as coisas não se devem por nesses termos.
Abraço
Mário Jorge Branquinho

Sérgio Alves disse...

É óbvio que a Feira do Queijo, tal como todos os eventos realizados no nosso município não têm como objectivo aparecer nas televisões. Se assim fosse, estes eventos seriam só fachada para inglês ver. Pelo contrário, tenho a perfeita noção que todos os eventos realizados neste município são destinados ao povo e apenas a ele.
Contudo, não posso deixar de lamentar que esses mesmo eventos não tenham uma projecção mais arrojada.
Seia encontra-se em pleno ponto turístico, pelo que, toda a publicidade é pouca. Sim, tive conhecimento da cobertura feita sobre Seia no programa da RTP, e aplaudo tal acontecimento. Mas mais uma vez digo...toda a exposição televisiva é pouca.
Longe de mim considerar que Gouveia seja melhor que Seia, mas repare. O Art Rock é só em Abril e já tem referências ao mesmo em Fevereiro. Já o festival de Jazz e Blues de Seia é este mês e ainda não há referências ao mesmo nas estampas nacionais.
Não me considero um velho do restelo, muito pelo contrário, pois sempre que posso puxo sempre a brasa à minha sardinha, procurando elevar o nome de São Romão e de todo o concelho de Seia.
Contudo, fomos há muito ultrapassados pelos nossos vizinhos de Gouveia no que toca à colocação do nome do concelho no mapa.
E com isto não culpo a pessoa A ou B, e muito menos as pessoas que trabalham na área da Comunicação da Câmara.
Julgo que cabe a todos nós fazer mais e melhor. Não podemos esperar que sejam sempre as instituições públicas a fazer tudo por nós.
O certo é que pelo que vou apercebendo, os eventos dos concelhos vizinhos têm muito mais cobertura por parte das televisões nacionais, do que as de Seia. Julgo não estar enganado quanto a isto.
E mais uma vez reitero....Gouveia nem aos calcanhares de Seia chega.
Um abraço!!!