domingo, 11 de outubro de 2009

PS com maioria esmagadora na Assembleia Municipal

Para a Assembleia Municipal o PS elegeu 16 deputados Municipais; o PSD 12 e a CDU 2.
Entretanto, o PS conquistou 20 Juntas de Freguesia, o PSD 4 e os Independentes 5.
Portanto na Assembleia Municipal o PS totaliza 36 membros, mais 4 Independentes que apoiavam o PS para a Câmara e Assembleia, o que dá um total de 40, num universo de 59.

Ou seja, o PS dispõe de uma maioria mais do que confortável na Assembleia Municipal, para ancorar a maioria conquistada na Câmara.
Para terminar por hoje, os resultados finais da Câmara Municipal:
Câmara Municipal:
PS - 8.470 - 52% - 4 mandatos
PSD - 6.239 - 38,44% - 3 mandatos
CDU - 918 - 5,66 %
António Abrantes não chegou a ser eleito, como chegou a vaticinar na Campanha.

9 comentários:

Sérgio Reis disse...

Parabéns a Carlos Filipe Camelo, por esta vitória. Avancemos com confiança!

É importante lembrar, como fez Mário Jorge Branquinho, que Filipe Camelo é o 3º Presidente eleito, já que, entre Maio de 1974 (um mês depois do 25 de Abril) e 1976, a autarquia foi governada por uma comissão administrativa presidida por João Frias Gouveia. Jorge Correia venceu as primeiras eleições autárquicas democráticas em 1976 e Eduardo Brito chegou ao poder em 1993, tomando posse em Janeiro de 1994.

Muito foi feito pelos sucessivos executivos canarários liderados por Eduardo Brito nos últimos 16 anos, com conhecimento, optimismo, coragem e eficácia. Filipe Camelo está preparado para dar continuidade a este trabalho positivo, claro que com o seu estilo próprio, havendo muito a fazer sobretudo pelas freguesias.
Deixo aqui um poema, cujo autor desconheço, mas que será um bom exercício de reflexão para quem vai agora abrir uma nova era em Seia:

“Dai-nos força, senhor,
Para aceitar com serenidade,
O que não possa ser mudado.

Dai-nos coragem para mudar,
O que pode, e deve, ser mudado.

E dai-nos a sabedoria
Para distinguir uma coisa da outra.”

Sérgio Reis

Antonio Fernandes Pina disse...

Quero felicitar todos os militantes e simpatizantes do PARTIDO SOCIALISTA por esta e outras vitórias que são o garante da democracia plena. Felicitar também todos os eleitos.

Cumprimentos.

Assina: António Fernandes Pina.

Senes disse...

Sr. Sérgio Reis; Canarários,foi sempre o Câmara teve, ao longo de todos estes anos, muito cantam, mas não encantam ninguém.
Acina: Um Senese

Anónimo disse...

atenção , é preciso lembrar que o resultado do psd é tambem do cds. sem o cds , tudo seria diferente . por isso o psd tem que tirar deste facto as devidas ilações.

Anónimo disse...

Meu caro os meus parabéns! Vitória é de quem ganha nas urnas, não há vitórias morais. Mas se a coligação do PSD/CDS tivesse sabido trabalhar mais cedo e preparado melhor as freguesias que sociologicamente e historicamente lhe são mais próximas o resultado teria sido muito mais tangencial ou mesmo a vitória teria sido possível. É só fazer as contas. Contudo mudar o passado não será possivel, veremos se o psd não vai incenerar mais umas dezenas de figuras locais! Já é habitual...

edureis disse...

Parabéns pela vitoria. Muito trabalho os espera pela frente. Espero que todos tenham muita sabedoria para enfrentar as dificuldades. Um abraço a todos. Eduardo Reis, Rio de Janeiro

Anónimo disse...

Continua sem se perceber bem o acontecido ao PS na eleição autárquica, em Seia. Não há muito tempo garantia-se que a vitória seria esmagadora, chegando até a falar-se num score de 6-1. Então como justificar uma tão assinalável perda de votos que permitiu um resultado de 4-3, apesar do tal descaso da campanha do PSD relativamente a algumas localidades que tradicionalmente votam nas suas cores? Parece-me que se trata inequivocamente de uma derrota política do novo presidente, que é uma boa pessoa, um bom técnico mas a quem falta carisma e capacidade de liderança (que não são ferramentas que se adquiram aos 50 anos – ou se têm ou não se têm). Mas também não se pode ilibar o anterior presidente que terá cometido alguns erros de análise, que começaram naquela desastrada, e até hoje incompreensível, candidatura à federação distrital, que passaram por uma sobrevalorização da sua lista de funcionários políticos em quem a população não acreditou e um subestimar do valor do adversário, da sua capacidade de mobilização, da ligação íntima às pessoas da sua terra, do seu currículo que envolve muitas ligações pessoais, da sua simpatia junto das camadas mais jovens da população votante.
Continuamos a aguardar uma leitura política séria dos resultados desta eleição por parte do PS de Seia, de um mea culpa dos seus líderes, na certeza de que, a cometerem os memos erros, a prosseguiremneste caminho, daqui a quatro anos esta Câmara mudará de mãos.
Luís Pedro

Anónimo disse...

Concordo com o Luis Pedro. Foi mais o PS de Filipe Camelo do que o PSD que perdeu. José Vaz

Anónimo disse...

o luis pedro , gostaria que a sua análise fosse verdadeira , mas sabe que as coisas não são como ele diz. carlos camelo teve um excelente resultado e o resto é mera retórica . se o psd concorresse separado teria os mesmos resultados de sempre. triste é o cds não valorizar o seu papel , mas não irá ser sempre assim. quanto ao futuro é cedo para falarmos . mas uma coisa é certa , carlos camelo é quem tem o "jogo " na mão e se quiser dita as regras e marca o ritmo. antónio santos seia