quinta-feira, 16 de abril de 2009

Visões políticas da actualidade senense

Se se pode falar da agenda politica da actualidade de Seia, poderemos desde logo referir que o que tem estado mais em foco tem sido os boatos sobre a composição das listas do PS e do PSD para a Vereação, numa altura em que se conhecem apenas os candidatos à Presidência.

Até meados de Maio aguarda-se com expectativa, reconhecendo-se no entanto a necessidade dos Vereadores do próximo executivo enveredarem mais por uma postura politica e menos técnica. Essa necessidade deve-se a novas circunstâncias politicas que decorrem do fim de um ciclo de um líder carismático e que impõe uma acção colectiva mais forte e determinante. Até porque vem aí problemas políticos fortes e eventuais problemas agudos que exigirão acção e determinação profundas.
Outro assunto que surgiu por aí no corredor politico tem a ver com a possibilidade de Eduardo Brito vir a ser Presidente da Assembleia, o que eu considero ter sido uma ideia lançada por alguém que não se dará bem com o ainda Presidente da Câmara. Como se diz na gíria, seria “andar de cavalo para burro”.
A ser assim, teríamos Eduardo Brito a ir às Assembleias a ouvir este ou aquele cidadão a por problemas do passado, a questionar e por ventura a atacar. E depois como ficaria Carlos Camelo? Obviamente ofuscado, com a sombra de Eduardo Brito ao lado. O mais que pode acontecer – fazendo previsões politicas – é Eduardo Brito descomprimir durante quatro anos, colocar agora no terreno pessoas da sua inteira confiança, técnica e politica e depois, se lhe apetecer e lhe aprouver, ter tudo em aberto para voltar à cadeira do poder em 2013, até porque o tempo passa depressa e ele ainda é muito novo. Por isso, não sou dos que dizem que é o fim politico de Eduardo Brito, porque podemos tê-lo por muitos e longos anos.
Enfim, visões da actualidade politica cá do burgo!

3 comentários:

Antonio Fernandes Pina disse...

Quem nomeia o próximo Presidente da Assembleia Municipal?
O actual Senhor Presidente da Câmara?
Os candidatos a Presidente?
Os eleitores?
Os eleitos em Outubro de 2009 de todas as forças políticas?
O Presidente da Assembleia Municipal tem de ser uma pessoa independente, competente e rigorosa.
A figura do Senhor Presidente da Assembleia Municipal jamais poderá ser (um pau mandado do Senhor Presidente da Câmara) ou uma figura de (corpo presente). Ele é e será sempre a figura principal em defesa da democracia. Quem pensar o contrário arrisca-se a perder toda a credebilidade governativa.
Faço votos que o próximo Presidente da Assembleia Municipal tenha vontade própria e seja capaz de cumprir o seu mandato com total isenção e liberdade de pensamento e eficaz nas suas acções - acompanhar e fiscalizar a actividade da Câmara Municipal.
O actual Senhor Presidente de Câmara deve afastar-se por completo das lides dos orgãos Autárquicos - executivo e deliberativo, e não aceitar a administracção de nenhuma empresa privada ou pública. Ele tem grandes qualidades políticas ondem, tenho a certeza, o seu valor será reconhecido.
Estou de acordo que o momento é de tomar decisões corajosas, e para isso precisamos de uma política arrojada capaz de criar condições de mais e melhor emprego, mais e melhor apoio social e mais e melhor investimento público.
É evidente que para se tomarem decisões políticas torna-se necessária a qualidade técnica, embora saibamos que o trabalho em equipa coesa é fundamental e que o líder tenha coragem, determinação e vontade de vencer.

Com os melhores cumprimentos.

Assina: António Fernandes Pina.

Anónimo disse...

Eduardo Brito já nos habituou a atitudes estranhas: umas inesperadas outras incompreensíveis. Depois de anunciar que não se recandidataria, muitos dos seus "compagnons de route" teimavam e não acreditar na decisão e a jurar que haveria um volte face de última hora. Não houve...Quem compreende a ideia de se candidatar à Federação Distrital do PS, numa candidatura à partida perdedora, pouco tendo feito para que assim não fosse? Que resultou daí? Parece que nada...Elogia-se muito a sua capacidade política e a sua visão de estratega. Houve alguma estratégia nestas duas acções? Luis Pedro

Anónimo disse...

o senhor Pina tem toda a razão.
até escreve melhor que o próprio dono do blog, cujas ideias ficaram um bocadito confusas.