terça-feira, 7 de abril de 2009

Falta de debate em Seia

Seia tem tido nos últimos tempos muito défice de debate. Vai tendo, aqui e ali, por fases, e com altos e baixos muita má-língua, maledicência, quase sempre alimentada em fóruns ou blogues anónimos para desancar este ou aquele ou verter umas gotas de ódio ou inveja e pouco mais.

Seia não tem tido o debate que devia ter. Tem um grande orador, que onde chega faz um comício, salvo seja, e que é o Presidente da Câmara, fala, volta a falar, entusiasma, estimula, refresca, mas quanto ao resto, verifica-se pouca dialéctica proveitosa no espectro da comunidade senense. Os jornais da terra vão trazendo a terreiro um ou outro tema, cumprindo assim o seu papel, mais ou menos sem rasgo, que os tempos não estão para mais, mas faltam outros patamares de discussão. Faltam fóruns de intervenção das entidades cá da terra, dos interlocutores e agentes económicos, sociais e culturais. Falta promover conversa, porque da conversa também nasce luz. Falta confronto de ideias, sem ser a dar caneladas.

Faltam mecanismos que permitam às pessoas dizer o que pensam. Eu sei que nos dias de hoje, há pessoas que preferem estar caladas para evitar maus entendidos ou segundas interpretações. Eu sei que quem fala se expõe e expondo-se sujeita-se a ataques. Eu que o diga,... mas não abdico de falar, de escrever e de incentivar os outros a fazer o mesmo.

Falta espírito crítico na cidade e o pior que nos pode acontecer é ficarmos todos calados. O que se passou hoje na Câmara Municipal, por exemplo, foi um sinal perigoso daquilo que pode estar a acontecer em Seia, que é os políticos demitirem-se de intervir em momentos chave. E o que se passou foi que o PSD faltou à sessão de aprovação das contas de gerência, tendo o PS aprovado por unanimidade as ditas contas, sozinho, deitando os foguetes e apanhando as canas, frustrando-se assim as expectativas próprias do debate político, em que a oposição não cumpriu o papel que lhe cabe no exercício democrático.

Mau de mais, mas pronto. Pode ser que isto melhore. Vem aí um período eleitoral e estou convencido que pelo menos os partidos vão fazer algo para promover o debate sobre assuntos de interesse para as pessoas da terra.

Vamos ver.

1 comentário:

Antonio Fernandes Pina disse...

O lançamento do livro "NÓS EUROPEUS" do Senhor Professor VITAL MOREIRA significa uma grande abertura de espírito de quem pretende discutir a EUROPA como nunca antes se viu em PORTUGAL.
O Senhor Dr. Paulo Rangel como não tem argumentos quer mais do mesmo - BICO CALADO.

Com os melhores cumprimentos.

Assina: António Fernandes Pina.