domingo, 22 de março de 2009

Crítica à descontração

Blogue feito pelos leitores

Mensagem enviada por Daniele Oliveira:


"Antes de mais gostaria de felicitá-lo pelo seu espaço na World Wide Web, é sempre de louvar o dinamismo pessoal daqueles que fazem algo pelo divulgação e dinamização da sua terra.


No entanto o que me leva hoje a enviar este mail, não são os melhores motivos como contribuinte que sou, em anexo envio-lhe uma fotografia tirada recentemente por mim á entrada da cidade de Seia, foto essa que gostaria de ver publicada no seu espaço.
O desleixo, a descontração, o facilitismo e a "imunidade" são o cancro da função publica e se nada fizermos,nada acontece e continuaremos a ver tristes cenários como o da foto, e os nossos impostos a serem deliberadamene mal gastos.


Sem mais nada a diser, despeço-me com os melhores cumprimentos.
Daniele Oliveira"

8 comentários:

Anónimo disse...

Não costumo participar em foruns dos blogs, mas pergunto ao autor da mensagem:
Tem a Certeza que os individuos em pose de nada fazer são mesmo funcionários publicos?
Que há funcionarios publicos que não fazem patavina!!! isso é verdade, mas olhe que no privado isso também acontece. E basta apreciar os indices de produtividade. Também na função publica há muito boa gente que dá o couro e o cabelo em prol do cidadão. Já agora. Passei nessa hora no local referenciado e acho que o autor deveria ser mas observador, as pessoas em causa não são funcionários publicos, não vou referir para quem trabalham, mas, funcionários publicos não são concerteza.

Antonio Fernandes Pina disse...

O Senhor Daniel Oliveira questionou os trabalhadores? Ou limitou-se a tirar uma má fotografia? Não sei até que ponto é legal a imagem de pessoas mas deixo isso para aqueles que entendem as questões de direito. Sabe quanto ganham estes trabalhadores? Sabe se são trabalhadores da Função Pública?
O concelho de Seia tem de facto muitos e bons locais de uma beleza rara que vale a pena visitar e fotografar. E também tem muitos e bons trabalhadores em empresas públicas e privadas.

Com os melhores cumprimentos

Assina: António Fernandes Pina

Anónimo disse...

É UMA VERGONHA PUBLICAR COMENTÁRIOS DESTES. ESTE SENHORES SÃO DE UMA EMPRESA PRIVADA , QUE TRABALHAM PARA A BEIRAGÁS. MAIS GRAVE AINDA É O SENHOR BRANQUINHO SER FUNCIONÁRIO PUBLICO E ALHINHAR NESTAS MANOBRAS DE DESPRESTIGIO DOS SEUS COLEGAS. POLITICA ? TALVEZ. MAS ASSIM NÃO VAI LÁ

seia.portugal disse...

Concordo que há aqui uma precipitação de Daniele Oliveira. Precipitação e exagero. Quando recebi o mail ainda hesitei em publicá-lo, todavia quis dar o benefício da dúvida à liberdade de expressão, mesmo quando ela é injusta e neste caso é bem injusta. Mas optei por publicar, porque assim também se suscita o debate e sente o pulsar daqueles que acham que tudo que é função publica funciona mal ou é preguiçoso.
Por acaso os funcionários da foto até nem são funcionários do Estado e por acaso começo a ter a percepção que o funcionário publico é cada vez mais dedicado e despachado, quer pelos tempos difíceis, quer pelas avaliações e pela exigência introduzida nos sistemas.
Além do mais e já agora, funcionário público é todo aquele que recebe o seu salário do Estado, como sejam: médicos, professores, outros profissionais e até os próprios juízes, que apesar de pertencerem ao poder judicial, que é autónomo, é o Estado, ou seja, o contribuinte quem lhes paga.

MJB

Antonio Fernandes Pina disse...

A frase feita diz:- "A LIBERDADE DE EXPRESSÃO É A EXPRESSÃO DA LIBERDADE".
Estou totalmente de acordo com o Senhor Anónimo (2º.) a esta publicação que distorce a verdade e a realidade.
Tenho a certeza que o Senhor Dr. M.J.B. é um autêntico democrata e por isso reconheceu humildemente o seu lapso públicamente.
A sua nobreza de carácter e humildade fazem dele uma mais-valia para o concelho de Seia e para o País em qualquer altura que queira dedicar-se à política a tempo inteiro. O seu valor é reconhecido e por mim também.
Há publicações no seu blog que discordo, como é o caso, mas nem por isso deixo de lhe dar o meu apoio de solidariedade em continuar a fazer aquilo que lhe vai na alma - a grandeza do concelho de Seia.

Com os melhores cumprimentos


Assina: António Fernandes Pina

seia.portugal disse...

Por minha iniciativa e sem que ninguém me tivesse pedido, decidi retirar a fotografia porque envolve pessoas que têm direito à sua privacidade.
Pode fazer sentido o debate sobre o desempenho de funcionários, publicos ou privados em geral, não fará tanto a partir de uma fotografia com pessoas.
MJB

Anónimo disse...

Sr Daniel, só lhe quero dizer que esse pessoal nada tem a ver com o funcão publica esse pessoal é gente mais trabalhadora que o senhor.E já agora dizer é com z e não com s.

Antonio Fernandes Pina disse...

O concelho de Seia e o País possuem trabalhadores de excelência.
Tenho a certeza que muitos deles ainda hoje são capazes de produzir como o fizeram nos anos 60 e por aí adiante na ex-Fisel por exemplo. Nessa época os trabalhadores eram conhecidos pelo seu elevado nível profissional e que ainda hoje se mantêm bem elevado, lamento profundamente que pouco se tenha feito em prol desses trabalhadores que foram derespeitados e descartáveis por aqueles que compraram por 10 e que hoje vale 100. O Poder Autárquico tem que fazer mais e intervir nas decisões a favor de Seia e do concelho. A ex-Fisel nos anos setenta mais precisamente no ano de 1975 foi avaliada por técnicos responsáveis e especializados em dois milhões e quinhentos mil contos e passados poucos anos depois vendida por 600 mil contos com a agravante de lhe serem atribuídas avultadas verbas para melhorarem e modernizarem a sua actividade e manterem os seus postos de trabalho. Devem-nos uma explicação nem que seja para memória futura.
O Funcionalismo público possui hoje excelentes profissionais ao serviço das populações. Veja-se os trabalhadores das Autarquias, dos Tribunais, das Finanças, das Conservatórias, dos Centros de Saúde, das Escolas, etc. A população precisa deles e precisa de políticos com coragem que transformem Seia e o concelho em progresso constante de modernização.
É preciso olhar o passado e construir o futuro com os jovens em colaboração e entreajuda com os mais velhos, apostando na formação, na modernização e qualidade dos produtos e essêncialmente os Privados e os Poderes Locais tomarem decisões acertadas e arriscadas, porque não dizê-lo, que contemplem os jovens, os desempregados, as famílias e o empreendorismo (as pequenas empresas hoje no concelho de Seia existem e não sei muito bem quais os apoios que lhe foram dados). O que sei é que muitas delas têm êxito fruto do seu empenho e trabalho.
Os debates devem servir para arranjar soluções de mais e melhor emprego por parte dos Poderes Locais, dos Privados e dos Trabalhadores.
O investimento Público e privado no concelho de Seia deve fazer-se em velocidade de cruzeiro.
As Autarquias devem transformar-se em Empresas dinâmicas de interesse Público e não em máquinas pesadas que ninguém consegue remover. Temos de ser exigentes connosco e com os outros.
Se assim acontecer o problema do Funcionalismo Público e dos empregados das Privadas está solucionado. Caso contrário é porque não conseguimos ultrapassar as dificuldades que se nos apresentam.

Assina: António Fernandes Pina.