quinta-feira, 31 de julho de 2008

Agente de Desenvolvimento, da Serra para o Mar

Durante o mês de Agosto o Museu do Sal da Figueira da Foz vai apresentar aos visitantes os produtos das Salinas da Figueira da Foz. Esta Mostra resulta de uma parceria entre a Câmara da Figueira da Foz e a Salina Eiras Largas, localizada em Lavos.
O impulsionador e dinamizador da Salina, é José João Rodrigues, que é também proprietário da loja Agricabaz em Coimbra, e foi durante vários anos Agente de Desenvolvimento em Seia, Gouveia e Oliveira do Hospital.
Pode por isso dizer-se que o Zé João trocou a Serra pelo Mar e quem ficou a perder foi a Serra.
Mais informações sobre as iniciativas agora desenvolvidas pelo Zé, mais perto do Mondego, podem ler-se em: http://casadosal-eiraslargas.blogspot.com/

1 comentário:

Unknown disse...

Não deixei a região completo. Na minha Loja do AgriCabaz em Coimbra tenho produtos da Serra da Estrela, resultado de algumas parcerias: Pão de Centeio e Broa de Milho da Padaria Mondeguinhos de Seia, Produtos do Bucha e Pinga da Barriosa, da Cooperativa Terra Preservada de Gouveia, de Quintas de Stª Marinha e Vodra, da Associação de Desenvolvimento do Vale do Cobral em Meruge, além de continuar a prestar apoio a Projectos Progride de diversos concelhos e ao IG - Escola Profissional de Gouveia participando no Júri das PAP.
Muito mais poderíamos fazer em iniciativas de parceria entre a Serra, o AgriCabaz e a Salina Eiras Largas. Sabe sempre a pouco o que se faz. Mas começa-se por algum lado.
Aproveito para desafiar quem quiuser a participar numa rede de economia solidária, da qual faço parte,integrada por micro-produções , onde tentamos ajudar-nos mutuamente a escoar os nossoa produtos e troca de experiências ao nível de questões técnicas, de gestão, marketing, embalamento, legislação,etc. É uma rede informal. Neste momento esdtão nesta rede: a Mercearia Pena das Caldas da Rainha, a Salina Eiras Largas da Figueira da Foz, a Queijaria Jorumelo do Rabaçal, a TerraPlanta de Penacova e a Casa Agrícola Sousa Lopes de Anadia.