quinta-feira, 17 de abril de 2008

"Nenhum Olhar", um livro de José Luis Peixoto, a ler, para experimentar

Acabei de ler recentemente “Nenhum Olhar” um livro de José Luís Peixoto, publicado pela primeira vez em 2000 e fiquei fascinado pelo estilo de escrita e pela forma elaborada das palavras, que correm num encadeado de imagens de um mundo tenebroso mas ao mesmo tempo simpático e carinhoso.
Antes de tudo, sabia, porque me disseram, sabes é um romance, pois, sabia, mas que também já tinha recebido o Prémio José Saramago em 2001 e que estava publicado em várias línguas. Sim senhor, está bem, vou ver!
Procurei nas livrarias e papelarias de Seia e mesmo na Biblioteca Municipal, mas não encontrei livros de José Luís Peixoto, não temos, ou, não conheço, ou vamos ter!
Acabei por o adquirir noutras paragens e finalmente entrar naquele universo em que a paisagem rural Alentejana se mistura com elementos do fantástico.
É um romance onde é possível encontrarmos aspectos do mundo de hoje transpostos para o romance de forma cuidada e excelentemente retratada através das personagens. Através deste romance, assim como de outros deste escritor, pode-se viver ou reviver emoções que dificilmente conseguimos encontrar nos livros, onde podemos encontrar a força de um ser humano e ao mesmo tempo a sua fragilidade, a força com que se criam amizades ou uma relação e a fraqueza que pode quebrar esse laço. É uma viagem pela vida das personagens que tanto nos partilham momentos de alegria como momentos de tristeza e solidão.
Um livro a par de outros de JL Peixoto que recomendo, a comprar na Feira do Livro de Seia que vem aí no fim de Maio, princípio de Junho.

Sem comentários: