terça-feira, 18 de março de 2014

Partido Socialista de Seia lança debates no âmbito dos projetos para o próximo quadro comunitário de apoio até 2020



O Partido Socialista de Seia, nas suas várias reuniões recentes de Secretariado e Comissão Política, em sintonia com o Município, tem proporcionado o debate em torno das questões relativas aos projetos e ideias a lançar para o desenvolvimento de Seia no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio 2014-2020.

No seio desses debates, que o PS quer alargar a todos os seus militantes, mas também à comunidade em geral, estão as preocupações em procurar estruturar projetos e linhas de rumo criativas, capazes de gerar riqueza e estancar o despovoamento típico das zonas do Interior do país. Apostando num crescimento inteligente, para aproveitar os quadros superiores da nossa região, o PS pretende ir de encontro às linhas estratégicas que o município tem vindo a traçar, procurando desde logo implementar “projetos âncora”, que contemplam o capital humano, no âmbito da modernização administrativa; a regeneração urbana e projetos empreendedores, de investigação e com preocupações de eficiência energética.

No centro desses projetos, estará a preocupação de valorização do CISE, através da criação de uma espécie de “Laboratório vivo“ (Living Lab), que consiste em manter a sua matriz de educação e investigação ambiental, reforçando-se a componente de investigação, formação e empreendedorismo, procurando criar-se consórcios com iniciativas empresariais. Dentro do mesmo espirito, está também o município a trabalhar a ideia da criação de um denominado Cowork, nas antigas instalações da MRG. O Cowork, é uma espécie de campus/espaço criativo de desenvolvimento e promoção do empreendedorismo, que permitirá, por um lado, facilitar a emergência do empreendedorismo e, por outro lado, incubar ideias e negócios.

O desenvolvimento de parcerias neste processo é igualmente importante. Para além das entidades locais representantes dos diferentes setores económicos, está a ser equacionado o envolvimento de uma instituição bancária, no plano de ação territorial para a promoção do empreendedorismo para a CIM.
  
Outra das premissas subjacentes ao debate, será a necessidade de se valorizar as infraestruturas existentes, quer no caso do CISE, mas de outros equipamentos culturais, sociais e desportivos, onde se incluirá inevitavelmente o Aeródromo Municipal.

No quadro económico, há uma realidade que pode ser valorizada a partir de um cluster do sector dos lacticínios, já que Seia tem a maior concentração de fábricas de queijo de ovelha, que pode e deve ser valorizado, bem como o incremento das atividades agro-silvo-pastoris.

Muitas destas ideias e projetos entroncarão inevitavelmente na valorização da vertente turística do nosso concelho, no contexto da marca Serra da Estrela, bem como na valorização e reconversão de setores económicos, nomeadamente no setor das lãs e tecidos, agroalimentares e outras.

Estas e outras ideias estão a ser consolidadas, umas para integrarem o pacote de projetos supramunicipais, no âmbito da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE); outras no âmbito do município; outras no quadro das chamadas ITI’s – Iniciativas Territoriais Integradas; outras no Plano Operacional Regional e outras no quadro das chamadas DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitária, onde se inclui a ADRUSE, ADRESE e outras associações de desenvolvimento local.

Tendo em conta que a estratégia 2020, deve ser assumida por todos os agentes locais, o PS de Seia, em articulação com o Município, está a lançar desafios às pessoas e instituições do concelho para darem os seus contributos, no sentido de valorizar as propostas a apresentar. Propostas para aproveitar os fundos disponíveis e com eles procurar desenvolver as melhores ideias para o progresso do nosso concelho.


Seia, 14 de março de 2014
Nota de Imprensa



Sem comentários: