quinta-feira, 13 de março de 2014

novos caminhos e desafios para Seia


Crónica de Seia *


Está a começar uma nova era do desenvolvimento, no que se refere à aplicação dos Fundos Europeus estruturais e de investimento no quadro da estratégia da União Europeia para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo e da promoção da coesão económica, social e territorial.

Saibamos nós agora organizar-nos no nosso concelho, na nossa região, no quadro intermunicipal, no quadro das associações de desenvolvimento, para fomentar novas frentes de criação de riqueza e dinamização do território.
Agora sim, temos de ser cada vez mais exigentes, inovadores e com influência e conhecimento suficiente para apresentar os melhores projetos, para fazer pela nossa região.

Já o temos feito e temos sido pioneiros nalgumas matérias, mas o concelho de Seia vai continuar a ir na frente, na exigência de programas de investimento. Tirar partido das nossas potencialidades, envolvendo as comunidades, para rentabilizar boas ideias e fazer progredir o concelho.

Os objetivos para a Europa até 2020 definidos pela estratégia “Europa 2020” acentuam a importância do crescimento da economia para debelar recessão económica e social que afeta este continente de que Portugal faz parte.

Para concretizar estes objetivos a UE definiu o quadro financeiro 2014-2020 de fundos estruturais a disponibilizar aos Estados Membros para que estes possam dinamizar projetos de desenvolvimento que permitam alcançar melhores níveis de emprego, inovação, educação, sustentabilidade ambiental e inclusão social.

No caso do nosso território, esperemos conseguir dinamizar os melhores projetos, contando com o apoio do Quadro Comunitário para viabilizar uma estratégia local que nos permita combater os nossos problemas estruturais.

Cabe-nos assim fazer o nosso caminho e exigir que ao governo que faça o seu…

É importante e estamos determinados a isso, a apresentar projetos inovadores no âmbito das chamadas ITI’s - Intervenções Territoriais Integradas, assim como nos chamados Grupos de Ação Local, continuando a juntar vários parceiros agentes de desenvolvimento. Inovação a partir do nosso elevado potencial diferenciador – a paisagem, a silvo-pastorícia, as indústrias criativas, a reconversão do têxtil, a aposta no turismo cultural e em muitos pequenos negócios, numa esfera de efeito multiplicador.

Para além da coesão competitiva, temos de continuar a evidenciar a importância da coesão territorial, para que não aconteça sempre o mesmo, tudo para os mesmos e nada para os mais distantes.

Temos de constituir também o nosso grupo de influência, criando e cimentando uma rede de amigos do nosso concelho, muitos deles espalhados por vários organismos da administração.

No Ranking “City Brand” recentemente divulgado, entre os 308 municípios, o concelho de Seia surge no lugar 79, dos que têm melhores condições para viver e investir. O estudo terá avaliado as categorias de Negócios na vertente de investimentos, visitas na vertente turística e vivências na vertente Talento.

Quer isto dizer que, segundo este estudo, Seia está inserido num quarto dos municípios com melhores condições para viver e investir. Este facto deve animar-nos a todos e estimular-nos para reforçar o desenvolvimento do concelho, porque como costumo dizer, Seia tem futuro.


Texto publicado no Jornal Terras da Beira, Guarda, 13 Março de 2014

Sem comentários: