sábado, 8 de fevereiro de 2014

E tudo mudou


Uma espécie de criativa 


E tudo mudou. Parece redundante, mas por muito que se tente, tudo aquilo que sabíamos já quase não vale nada e olhamos de alma cansada. Atropelados nos paradigmas emergentes, quais agentes atolados, frequentemente desolados, giramos meio desnorteados a procurar saídas. Rodopiamos à procura de norte, em busca de sorte para saídas airosas, de situações embaraçosas. Parece redundante, mas em cada instante muda a forma e o conteúdo e já não se nasce, não se educa, não se ama, não se trabalha nem se faz política, nem se envelhece suavemente como antigamente.

Tudo mudou e parece que a culpa é da globalização, da tecnologia e da correria empreendida e desmedida. Emergências do mundo contemporâneo, abalado por entre sismos e cismas desenfreadas da raiz até ao tutano. E não há fulano que escape a tanto dislate, nem sicrano que atente a tanta mudança e a tanto gosto imposto. Resvala-se de conceito em preconceito, em grande dança, em nome da esperança, por embalos tais, até sobrar ciência e paciência no palco da nossa inquieta conveniência. Quase nem damos conta, mas quase tudo se impõem, muito se esvai e na crista da onda, sem dizer “ai”, lamentamos e enfrentamos aquilo a que chamamos “crise contemporânea”.

Tudo mudou e tudo o vento leva na leveza de novas emergências, arrastando falências, deslocando-nos na corrente que a gente sente e nos efeitos produzidos. E vamos e vão as vãs esperanças de políticas acertadas e fundadas em pergaminhos de incerteza. Sobram miudezas, sobramos nós e sobra a selva da violência que de nós se apodera, sem espera, produzida nas galhas da euforia que um dia termina e nas vanguardas subliminares da comunicação e de muitos canais em desconstrução.

Parece banal dizer que tudo muda, se o mundo não para, se na inquietude do momento, sobressaem o assento do vagar e as velhas teorias de melhores dias. E na indefinida impreparação que assiste, cada um que desiste, salta fora por não se moldar à fúria e á força. Parece banal, mas o confronto no equilíbrio do que sabemos com o que vemos, resvala no desconforto da fragilidade das nossas perceções e convicções. Em milésimos de segundo saltamos de heróis a vitimas, de bestiais a bestas, de crédulos a incrédulos, de eufóricos a cabisbaixos, de fracos a fortes, de bons a maus, de recomendáveis a insuportáveis, de ricos a pobres e de pobres a ricos e assim por diante, em margem constante, na incerteza das viragens e na estranheza das aragens.

Tudo muda e nós aplaudimos, porque só não muda quem não acompanha nem quer sair do lugar. Tudo muda e assistindo à rapidez e ligeireza, estranhamos à vez, na nossa firme certeza, por desconfortavelmente nos confrontarmos a miúde com a vertigem da inadaptação. Se é certo que evoluímos e avançamos, construímos e modernizamos, também é certo que nunca fomos tão infelizes com tanto, nem tão frágeis por tão pouco. E isso é que é grave, na grandeza desajustada, entre o ter e o ser, entre conversa afiada e posse material efetiva, na riqueza e na certeza de ter de ser de qualquer jeito.

Tudo isto porque se fala do declínio do homem e da coisa pública, na aceleração dos processos e na perda de parâmetros e valores, nas variáveis das novas vidas e novos mundos. Tudo isto porque o nosso estado de alma se interroga e o estado dos Estados se enfraquece e se desajusta, sem radares para compreender novos arranjos e novos modos de vida pós-moderna, saltando à vista, cada vez mais individualista.  

Mas tendo esperança, quando tudo muda, a gente sempre alcança.


Sem comentários: