sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Município de Seia promove oportunidades para músicos das filarmónicas do concelho




A Casa Municipal da Cultura de Seia vai acolher o projeto "A OCP t[r]oca música com miúdos e graúdos", uma iniciativa do município, integrada no programa de ação da CULTREDE e que integra também os municípios de Castelo Branco, Gouveia, Pombal e Ponte de Lima e a Orquestra de Câmara Portuguesa.

A iniciativa conta com 3 momentos. Numa primeira fase conta com a realização de uma master class que decorrerá de 20 a 22 de setembro, com a OCP – Orquestra de Câmara Portuguesa e 3 músicos de cada uma das bandas 7 filarmónicas do concelho de Seia, do Conservatório e da Escola Profissional da Serra da Estrela. Esta master class culminará com um concerto final à população no dia 22 de setembro no Cineteatro da Casa da Cultura.

Posteriormente, os músicos selecionados durante as master classes de Seia e dos outros concelhos aderentes, serão convidados a ensaiar em Lisboa ou Almada com a Orquestra de Câmara Portuguesa por um período de três dias e assim trabalhar o programa que será interpretado nos concertos finais.

Em novembro, o agrupamento temporário resultante da integração dos músicos selecionados na OCP, fará uma digressão pelos cinco municípios coprodutores, e eventualmente por outros municípios ou teatros que se mostrem interessados. Em Seia, este concerto final será no dia 9 de novembro.

Com esta coprodução, a OCP, município de Seia e restantes municípios, pretendem proporcionar às comunidades musicais locais [bandas filarmónicas, conservatórios de música e outros) a possibilidade de experienciar o envolvimento num processo de trabalho de um agrupamento orquestral profissional de música de câmara e participar, colaborando, na realização de um conjunto de pelo menos cinco concertos que culminarão o projeto.




Sem comentários: