sábado, 3 de agosto de 2013

CineEco Festival de cinema ambiental de Seia com 400 filmes inscritos


Notícia da agência Lusa

A organização do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela anunciou hoje que recebeu a inscrição de 400 filmes para o evento, a realizar em Seia de 19 a 26 de outubro.

Segundo Mário Jorge Branquinho, diretor do festival, os filmes inscritos são provenientes de 40 países e concorrem às várias secções competitivas. "As obras selecionadas serão anunciadas até um mês antes do festival, de acordo com o regulamento", refere o mesmo responsável, numa nota hoje enviada à agência Lusa. Portugal é o país mais representativo com mais de 70 filmes, entre curtas e longas-metragens, seguindo-se o Brasil com mais de 50, "o que reforça a aposta na lusofonia, uma componente importante do festival", é assinalado. 

Segundo a organização, para além da secção da lusofonia, o CineEco conta ainda com uma competição internacional, que integra longas, médias e curtas-metragens de ficção, animação e documentário. "O CineEco, que cumpre este ano a sua 19.ª edição, é o único festival em Portugal e o segundo mais antigo no mundo dedicado à temática ambiental e afirma-se como uma marca de prestígio no quadro de festivais internacionais de cinema, sendo um dos membros fundadores da plataforma internacional Green Film Network - www.greenfilmnet.com", refere Mário Jorge Branquinho. 

O festival, organizado pela Câmara Municipal de Seia, tem como principal objetivo a divulgação de valores naturais e ecológicos, através do cinema e de atividades culturais, que abordam temas da atualidade como a biodiversidade, sustentabilidade, energias renováveis, requalificação urbana, alimentação biológica e compromissos ambientais de uma forma abrangente e pedagógica.


Sem comentários: