quinta-feira, 9 de maio de 2013

Presidente da Câmara elogia dinâmica empresarial de Seia



Publicamos mais uma nota de imprensa do município relativa à visita do Presidente Filipe Camelo a empresas do concelho, um périplo que está a evidenciar a dinâmica empresarial do concelho.


"O Presidente da Câmara Municipal, Filipe Camelo, voltou, ontem, ao contacto com os empresários do Concelho, para evidenciar “a dinâmica” do tecido empresarial senense, através de um ciclo de visitas, que decorrem ao longo de toda esta semana, a iniciativas empresariais que se distinguem enquanto exemplos de boas práticas e sucesso.

De manhã, o Presidente do Município foi conhecer de perto a atividade da Fabricios S.A., com sede em Vila Verde, uma empresa da indústria de curtumes com créditos firmados no mercado, na posse da família Santos nos últimos 66 anos. Um percurso de longevidade que o Presidente da Câmara atribuiu à “gestão rigorosa e ao elevado conhecimento e capacidade dos seus dirigentes e trabalhadores”.

Na Fábrica Curtumes Fabricios


Por outro lado, frisou a capacidade empreendedora e de modernização que ali vendo sendo operada, através da realização de investimentos na modernização e aumento da capacidade produtiva, elogiando a dimensão ambiental da empresa, que fez um esforço de investimento bastante significativo nesta área, com a construção de uma estação de tratamento própria, tendo em vista respeitar os mais elevados padrões de qualidade ambiental.


Filipe Camelo considera o êxito da empresa absolutamente ilustrativo da capacidade que os empresários senenses continuam a ter, mesmo nos tempos de dificuldade, inovando e adaptando-se às novas exigências do mercado.


Com um volume de negócios na ordem dos 2,5 milhões de euros, a empresa tem vindo, adianta, a diversificar os destinos setoriais e geográficos da sua produção e a posicionar-se nos segmentos de maior valor acrescentado, nos quais o design, a moda, e as exigências de qualidade do produto final são determinantes para o sucesso.


“É um caso de inegável sucesso, que deve ser sublinhado e que é característico dos nossos empresários”, avançou.


Ainda durante a manhã, Filipe Camelo deslocou-se à empresa Sarah Trading, com a qual a Câmara Municipal tem um protocolo de colaboração, em que a empresa disponibiliza contentores para recolha de roupa, calçado e brinquedos usados, que depois de devidamente tratados serão distribuídos pelas famílias vulneráveis do Concelho.


Trata-se de um projeto empresarial inovador no âmbito da recolha de resíduos. Fundada em 2010 iniciou a sua atividade com o objetivo de criar em Portugal, a partir de Vila Verde, em Seia, a primeira central de resíduos têxteis. Inicialmente, o projeto centrava-se apenas na triagem de roupa, calçado e brinquedos e posterior reencaminhamento, mas a partir de 2012 alargou a sua área de atividade para a recolha através de contentores, atualmente 900, apropriados em espaços públicos e privados, distribuídos por todo o território nacional.


A Sarah Trading conta com um volume de negócios anual na ordem dos 1,5 milhões de euros e tem 50 postos de trabalho, que tendem a aumentar em consequência do contínuo crescimento da empresa, que tem subjacente à sua gestão uma forte componente de responsabilidade social e ambiental.


Privilegiando o que é português e produzido em território nacional, a Sarah Trading abriu recentemente uma serralharia com a finalidade de fabricar os equipamentos de recolha.



Seia Hotel & SPA abre em Setembro


O programa da manhã ficou completo com uma deslocação às obras de construção, que se encontram na fase final, de um novo hotel em Seia.


O novo Hotel de Seia em construção

O equipamento, de quatro estrelas, está a ser construído próximo do Centro Escolar de Seia, envolvendo um investimento global de cerca de 7 milhões de euros, dos quais 4,4 milhões são financiados pelo Programa Operacional Regional do Centro – Mais Centro e ao abrigo da iniciativa Turismo 2015, criado pelo Governo, e que tem como objetivo a inovação, qualificação e modernização das empresas turísticas.


A Seleção Especial, principal promotora do investimento, estima que o complexo, com 70 quartos, possa abrir entre os meses de setembro e outubro.


Durante a visita, o Presidente da Câmara referiu que existem sinais muito positivos. “Além deste hotel, temos assistido ao aparecimento de outras intenções de investimento, sobretudo na área do Turismo, que temos vindo a acompanhar no Turismo de Portugal, geradores de riqueza e postos de trabalho, que apresentaremos oportunamente”, afirmou.


No entendimento do autarca, estes sinais não devem ser ignorados e refletem a atratividade do Concelho de Seia. “Estamos diante do maior volume de investimento privado alguma vez anunciado em Seia e ninguém investe numa terra na qual não acredita”, exclamou.


Conferência TEEN, no CISE

Já durante a tarde, o autarca senense presidiu à Conferência TEEN no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, uma iniciativa da ADRUSE, que constou na apresentação, a jovens, de três exemplos de empreendedores de sucesso: Ruben Costa, fundador da empresa senense Datasource (integra o leque de visitas agendadas para a amanhã), Sílvia Vermelho, jovem empreendedora de Mangualde que com apenas 24 anos criou a empresa Ação Pólis Unipessoal, Lda. de Mangualde e Sérgio Nunes, possuidor de uma criatividade excecional. Na plateia 150 jovens, estudantes na Escola Profissional da Serra da Estrela, Escola Superior de Turismo e Hotelaria, Escola Secundária de Seia e EB 2, 3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho, assistiram atentamente à história destes três singulares percursos de vida que, em circunstâncias e âmbitos diferentes, resultaram no sucesso profissional incrivelmente impressionante."

Sem comentários: