segunda-feira, 6 de maio de 2013

Câmara apresenta novas iniciativas empresariais e incentiva empreendedorismo


Transcrevo um comunicado de imprensa do município, que fala de uma iniciativa importante no quadro empresarial do concelho.


"A Câmara Municipal de Seia promove, entre 06 e 10 de maio, várias ações exclusivamente centradas na temática da economia e do emprego, das quais constam várias visitas a empresas instaladas no concelho, a apresentação de novas iniciativas empresariais, uma conferência sobre empreendedorismo e encontros com as associações empresariais locais, entre outras.

Carlos Filipe Camelo, o Presidente da Câmara, pretende, desta forma, evidenciar as boas práticas e exemplos existentes no tecido económico concelhio, bem como enaltecer e reconhecer o dinamismo que muitas das empresas senenses têm vindo a revelar.

O Presidente da Câmara refere que esta dinâmica é da maior importância para a cidade, para o concelho e para a região, numa altura particularmente difícil, que exige capacidade e resistência, num ambiente que é de grande adversidade e incerteza, motivado pela conjuntura económica desfavorável em que mergulharam o País e o Mundo.

A Câmara Municipal quer enaltecer a capacidade do tecido económico, evidenciar o crescimento verificado em alguns setores de atividade e destacar exemplos de modernização e sucesso, que permitiram a adaptação das empresas a um mercado exigente, possibilitando manter e até reforçar, em alguns casos, o número de postos de trabalho, com excelentes indicadores de produção.

Por outro lado, assegurar e estimular novas intenções de investimento, que paulatinamente vão começando a surgir e que a Câmara Municipal dará a conhecer durante esta semana, através da presença dos próprios promotores que apresentarão os respetivos projetos.

Esta Segunda-feira, dia 06 de maio, o Presidente da Câmara fará uma visita às empresas recentemente instaladas (e em construção) na Área Empresarial da Abrunheira (Vila Chã), onde conhecerá, de perto, a estratégia empresarial da Queijaria Lagos, que iniciou ali, muito recentemente, a construção da sua unidade de produção, transferida do concelho de Oliveira do Hospital.

Na Terça-feira, dia 07, durante a manhã, a Câmara Municipal visita empresas apoiadas pelo QREN, evidenciando produtos e estratégias emergentes como é o caso dos Curtumes Fabrcios e da Sarah Trading, ambas em Vila Verde, bem como as obras do novo hotel que se encontra em fase final de construção, em Seia, do promotor Vítor Caetano, um dos equipamentos com financiamento comunitário mo âmbito da estratégia Provere. Ainda neste dia, à tarde, entre as 14:30h e as 18:00h, a Câmara Municipal senta à mesma mesa jovens e exemplos de Jovens Empreendedores, para conversas em torno do empreendedorismo, uma iniciativa que terá lugar no CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela. Esta iniciativa singular, realizada em parceria com a Adruse pretende, num espirito informal, dar bons exemplos a jovens vindos de outros jovens.

Na Quarta-feira, dia 08, o Presidente da Câmara volta ao contacto com os empresários, destacando setores de atividade com tradição, mas também inovadoras, singulares e altamente diferenciadoras: durante a manhã a Texamira, que adquiriu o complexo fabril de Vodra, a fábrica de queijo António Anastácio e Filhos e a Hocnet.pt; e à tarde a Lusolã e o Contact Center da EDP.

O dia seguinte, 09 de maio, serve para o Presidente da Câmara destacar a dinâmica e a capacidade empreendedora dos empresários do Concelho de Seia, que viram aprovados, através do subprograma 3 do PRODER, através da ADRUSE, vinte e sete projetos, cujo investimento total é de cerca de 3,9 milhões de euros, dos quais se estimam a criação de 100 postos de trabalho. Durante a manhã, Carlos Filipe Camelo, deslocar-se-á a algumas dessas empresas e à tarde tem um encontro com as três associações empresariais locais: a Associação Empresarial da Serra da Estrela, a delegação do Nerga/Seia e a Associação de Artesãos da Serra da Estrela.

No último dia, 10 de maio, o Presidente da Câmara visitará, durante a manhã, as instalações do Serviço de Emprego e Formação Profissional de Seia, bem como o Centro de Apoio à Criação de Empresas (CACE) de Seia. A jornada terminará com uma conferência sobre empreendedorismo, promovida em parceria com a ADRUSE, durante a qual serão apresentadas, pelos próprios promotores, novas intenções de investimento. Desde logo, a apresentação da Biomad Plus, que procederá, igualmente, à assinatura do contrato-promessa da aquisição de um lote no Espaço Empresarial da Abrunheira. Esta empresa pretende fabricar Pellets naquela área empresarial contribuindo desta forma para a dinamização do sector florestal do concelho. Na mesma ocasião serão apresentados dois projetos turísticos de grande relevância regional, o Complexo de Golfe da Jagunda, pela voz dos próprios empresários, e um novo Hotel em Seia de características singulares, promovido pelo Grupo MRG - Manuel Rodrigues Gouveia. Esta sessão terminará com a assinatura de um protocolo com a empresa ISA – Intellingent Sensing Anywhere, S.A. A ISA, líder mundial no mercado da telemetria. Com sede em Coimbra, esta empresa possui como seus colaboradores diretos e indiretos mais de duas centenas de pessoas com formação académica superior e oferece e comercializa em todo o mundo produtos, aplicações e soluções de telemetria e telegestão reconhecidas e implementadas internacionalmente nas áreas do ambiente, energia e saúde. Esta empresa, que tem desenvolvido, direta e indiretamente, algumas ações com a Câmara Municipal de Seia pretende agora aprofundar as relações com a autarquia".

Sem comentários: