quinta-feira, 16 de maio de 2013

Atividades de fim-de-semana começaram ontem na Casa da Cultura


A Casa Municipal da Cultura de Seia recebeu ontem mais uma edição do MOTIN – Mostra de Teatro Infanto-juvenil do concelho de Seia, desta vez da EB 2,3 Dr. Abranches Ferrão, com a peça “Falar Verdade a Mentir" de Almeida Garrett.

Hoje à noite, no primeiro piso, no Auditório, decorre uma conferência, com Jorge Pais de Sousa: “Afonso Costa: Um socialista na viragem do século (Seia, 1871 – Paris, 1937)”.
Segundo a nota enviada à imprensa “esta conferência aborda, em geral, a formação intelectual e universitária de Afonso Costa, numa articulação estreita com 50 anos de intervenção política de um estadista que contribuiu, indelevelmente, para as transformações, profundas e complexas, entretanto ocorridas na sociedade portuguesa, e para a criação de uma nova ordem internacional.
Aborda, em suma, um comportamento político que é transversal ao combate à Monarquia e fundador da República, enfrenta a I Guerra Mundial e integra o grupo restrito das personalidades fundadoras da Sociedade das Nações (SN), até ao exílio em Paris e à oposição ao Estado Novo de Salazar”.

No sábado, dia 18, sobe ao palco do Cineteatro da Casa da Cultura a 2ª apresentação de Senalonga, a partir do livro de Avelino Cunhal, pelo Grupo residente da Casa da Cultura Senna em Palco. Com encenação de Alexandre Sampaio, o espetáculo tem entrada livre.
O promocional do espetáculo diz que: "Senalonga" é um livro escrito pelo senense Avelino Cunhal, pai de Álvaro Cunhal. São histórias da vila de Senalonga (muito possivelmente Seia), terra perdida nas abas de uma grande serra no coração do país. Histórias passadas por volta de 1900 e que terão sido escritas em Lisboa, nos meses de Janeiro e Fevereiro de 1964, onde se consegue retratar com requintes de genialidade pormenores das personalidades da época, situações da governação local, dos figurões da terra, dos anseios das suas gentes, do dia-a-dia da vila”.

Mas o fim-de-semana na Casa da Cultura também tem cinema.
Sexta e Domingo às 21:30 Horas, passa o filme REGRA DE SILÊNCIO, de Robert Redforf e no Domingo às 15:30 Horas, na sessão infantil, exibe-se OS CROODS.

Entretanto, no fim-de-semana continuam abertas as exposições do Festival ARTIS, aos sábados e domingos, das 15 às 18 horas.

Vários motivos, diversos pretextos para “sair de casa e libertar a cabeça”, como diz o outro.

www.casadaculturadeseia.pt

Sem comentários: