quarta-feira, 24 de abril de 2013

CineEco nos Açores


Numa iniciativa conjunta do Observatório do Mar dos Açores (OMA) e do Festival CineEco
Seia, arranca no Faial no dia 3 de Maio, a extensão deste Festival nos Açores, com a exibição do filme vencedor da última edição – NEVE EM SILÊNCIO, A INTOXICAÇÃO INVISIVEL DO ÁRTICO (SILENT SNOW). A exibição deste filme estará enquadrada nos XXº Encontros Filosóficos da Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA), e terá lugar no Auditório da ESMA, durante a manhã e no auditório do DOP/UAç à noite, contando com a presença de Mário Branquinho, Director do Festival.

Depois deste arranque estão agendadas sessões semanais, à quinta-feira, no auditório do DOP/UAÇ, até ao dia 13 de Junho.

As sessões entre os dias 20 de Maio e 8 de Junho integram a programação do “Açores Entre-Mares 2013”, iniciativa da responsabilidade do Governo dos Açores.

No fim-de-semana do Espírito Santo está agendada uma sessão especial dedicada ao tema, onde serão exibidos dois filmes de António Escudeiro no pequeno Auditório do Teatro Faialense.

Mas não decorrerá apenas no Faial esta extensão do CineEco
Seia. A programação será apresentada em simultâneo na Terceira e em São Miguel.

Na Terceira, em Angra do Heroísmo, em colaboração com o Observatório do Ambiente dos Açores, o Cineclube da Ilha Terceira e o grupo de Teatro “O Alpendre”, onde decorrerão as sessões.

Em São Miguel as sessões dividem-se entre a Lagoa, no auditório do ExpoLab, e Ponta Delgada, no Cine Solmar, numa parceria com o 9500 Cineclube e o Expolab.

O CineEco realiza-se em Seia anualmente, em Outubro, e de forma ininterrupta desde 1995, por iniciativa do Município de Seia.

O Festival, à beira de completar 2 décadas de existência, procura promover novas ideias e acções através do audiovisual, para fazer reflectir o público sobre as questões ambientais. É um dos fundadores da plataforma internacional de Festivais de cinema de ambiente www.greenfilnet.org

Além dos Açores, o CineEco já foi este ano a Leiria, e vai passar por outras cidades: Lisboa, Figueira da Foz, Aveiro, Viana do Castelo, Monção, Coruche, Almada, etc. Também está a passar por escolas do concelho de Seia e vai passar por freguesias do concelho, em sessões ao ar livre. O CineEco é todo o ano!

Nota de Imprensa
Recorte AQUI


Sem comentários: