segunda-feira, 18 de março de 2013

Câmara apoia associativismo desportivo


Apoios financeiros, no valor de 106 mil euros, atribuídos em função da participação e objetivos alcançados.


 
O Presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, congratulou-se com a atribuição dos apoios financeiros aos clubes do Concelho, relativos à participação e objetivos alcançados na época desportiva transata.

O autarca frisou o esforço que a autarquia tem vindo a fazer no sentido de manter o nível de apoios ao associativismo desportivo, atendendo aos condicionalismos atuais, de todos conhecidos.

Filipe Camelo justifica a manutenção destes apoios com o trabalho notável que as associações desportivas têm vindo a desenvolver, sobretudo ao nível da formação e da promoção da prática desportiva de centenas e centenas de jovens.

Por outro lado, adianta o autarca, “são organizações que movimentam centenas de pessoas da nossa comunidade, pelo que não podemos deixar de apoiar financeiramente as coletividades contempladas, cujo trabalho e sucessos desportivos não podem ser ignorados”.

Só no primeiro trimestre, a Câmara Municipal aprovou, no âmbito do apoio ao associativismo desportivo federado, cerca de 110 mil euros, correspondentes à participação e objetivos alcançados na época 2011/2012.

O futebol, através do Seia Futebol Clube e da Associação Desportiva de São Romão, clubes mais representativos, é uma das modalidades mais apoiadas, assim como o atletismo, onde o Centro de Atletismo de Seia e a Associação Cultural e Recreativa da Senhora do Desterro assumem maior relevância.

Destaque-se, ainda, o surgimento e crescimento do BTT, representado pelo clube BTT de Seia, responsável pelo incremento, prática e desenvolvimento desta modalidade, sendo hoje um dos clubes referência em termos nacionais.

O apoio da Câmara Municipal ao associativismo desportivo vai muito além destes incentivos concedidos anualmente, em função dos índices de participação e objetivos conseguidos. O Presidente da Câmara destaca as parcerias que têm vindo a ser desenvolvidas e que se traduzem na realização de eventos desportivos de grande qualidade e referência, como a Milha Urbana de São Romão ou as provas do calendário nacional de BTT, entre outras, que trazem ao concelho centenas de atletas e pessoas, com reflexos muito positivos na economia local.

Simultaneamente, a ação da Câmara Municipal tem vindo a refletir-se não só na melhoria das instalações desportivas, como também na cedência de espaços, sobretudo escolas ou outros edifícios que fazem parte do património do município, que têm vindo a ser cedidos para a instalação das sedes sociais de algumas associações.

Recentemente, o Município cedeu mais um destes espaços, desta vez em Loriga, ao Grupo Desportivo Loriguense.

Neste domínio, o autarca reconhece a existência de alguns problemas, particularmente em Seia, onde o Seia Futebol Clube não tem sede própria, mas adianta que a Câmara Municipal reunirá com a direção brevemente, no sentido de avançar com uma solução.

1 comentário:

António marques disse...

uma boa iniciativa.. pena é que um concelho tão vasto só tenha meia dúzia de colectividades a desenvolver actividades.. por todo concelho existem varias colectividades desportivas, culturais etc.. mas a desertificação e a falta de recursos financeiros impedem a participação, por exemplo em provas do campeonato INATEL, onde por ventura á vários anos atrás chegaram a participar..e as regras também não ajudam, um exemplo é a regra INATEL de utilização de jogadores de fora das aldeias.. muitas freguesias já não tem gente de dentro para participar e contam sempre com os de outras aldeias.. mas á luz dessas regras não é permitido.. assim é difícil fazer se qualquer coisa.. é só um pequeno exemplo..