sexta-feira, 2 de março de 2012

Opinião Livre, aos Sábados na Rádio Cultura de Seia


Prossegue na Rádio Cultura de Seia o programa Opinião Livre que é emitido aos Sábados às 11 horas, com repetição às 18 horas. Moderado por Ricardo Alvo, o programa serve para durante 50 minutos eu, o João Amaral, o Manel Leitão e o Pedro Marques dizermos umas coisas sobre o concelho de Seia.
Este Sábado, os assuntos que abordamos são os seguintes:

Visita de António José Seguro a Seia, no dia 25 de Janeiro a Seia, onde o Secretário-geral do PS alertou para o perigo de "o interior vir a morrer" se não existir um novo olhar para este território. No programa pronunciamo-nos sobre esta declaração. Serão necessárias políticas diferenciadoras? Mais incentivos fiscais para as empresas que aqui desenvolvam a sua atividade? Ou os partidos só se lembram do Interior quando estão na oposição e depois quando chegam ao poder esquecem-se de nós?


O Governo anunciou 50 milhões de euros para colocar em funcionamento imediato 950 cantinas sociais em todo o país. O programa foi anunciado pelo ministro da Solidariedade Social. A ideia é fornecer refeições gratuitas, ou a preços simbólicos, a todas as famílias carenciadas. No mínimo será uma por Concelho. Sabe-se que no Concelho de Seia poderão ser criadas 3, em parceria com igual número de IPSS´s. Sinais dos tempos e da pobreza?


Está em fase de concurso a requalificação/reabilitação de três praias fluviais no Concelho: Loriga, Sandomil e Vila Cova. Que importância se atribui a estes equipamentos no combate à sazonalidade, numa região cujo produto mais vendável ainda continua a ser a neve. Seia tem condições para se assumir como um Concelho para quatro estações?


Deslocalização da Feira Semanal para a periferia da cidade. Ainda faz sentido?
Por mim, acho que não faz sentido deslocar a Feira, mas fará mais sentido “arrasar” com o edifício dos correios e criar uma grande praça naquela zona do Mercado, numa espécie de sala de visitas de Seia. Uma grande praça como em Espanha, onde as pessoas se encontram. Porque a cidade precisa de pessoas no centro e não de as deslocar para a periferia. Ainda se estivéssemos a crescer em termos populacionais!


Bom, mas o melhor é ouvir o programa “Opinião Livre”.

2 comentários:

Anónimo disse...

Apraz me de certa maneira comentar este artigo; porque á muitos anos que venho alertando para o aproveitamento das praias fluviais, que com bons planos arquitetonicos, são uma mais valia para o concelho, especialmente porque a propria qualidade da agua, pode ganhar especial relevo, uma vez que se encontra tão perto das nascentes. Vila Cova, é um exemplo em bruto do que pode ser feito nesta area. Apenas um "diamante que precisa ser lapidado", haja vontade e dinheiro.
eugenio

Anónimo disse...

É verdade Eugénio, não á vontade nem dinheiro!!!