sexta-feira, 23 de março de 2012

Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela precisa de ganhar escala



O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, acompanhado pelo Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, de seu nome Paulo Simões Júlio, reuniram recentemente com a Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela composta pelas Câmaras de Seia, Gouveia e Fornos.

Do pouco que se sabe, por alguns jornais, porque parece que a reunião parece ter sido “meia clandestina”, a ocasião serviu para abordar a temática em torno desta unidade territorial, criada em grande medida para a gestão supra-municipal dos fundos comunitários.

Ainda do pouco que se sabe, parece que poderá estar em causa a pequena dimensão desta comunidade Intermunicipal (CIM) da Serra da Estrela, já que só tem 3 concelhos (NUT III), quando a maioria das CIM’s são compostas por mais de 10 municípios.

Numa altura em que o governo prepara a proposta de reforma para este sector, à semelhança do que fez com as freguesias e do que se prepara para fazer com o Sector Empresarial Local (SEL), relativamente a Empresas Municipais e sistema eleitoral autárquico, poderá haver aqui a preocupação em dar maior escala a esta CIM. Por isso, nos próximos tempos iremos ouvir falar desta situação e de sugestões para o caso concreto da CIM Serra da Estrela.

Daquilo que se pode deduzir, e todos nós temos o direito a deduzir, é que a manter-se esta CIM, a alternativa será convidar alguns municípios vizinhos a juntarem-se a nós. Alguns desses poderão ser Oliveira do Hospital que está na CIM do Pinhal Interior Norte, com mais 13 Câmaras que vão desde a Lousã a Alvaiazere, Pampilhosa, Poiares, etc. Outros municípios vizinhos que podem ser convidados para a CIM Serra da Estrela poderão ser Celorico da Beira e Manteigas, que atualmente integram com mais 10 municípios a CIM Beira Interior Norte /Cova da Beira. E por fim, ainda poderá, em meu entender, ser convidado o Município de Nelas, que atualmente compõe com mais 13 municípios a CIM Dão Lafões.

É obvio que se todos estes municípios aceitarem pertencer à CIM Serra da Estrela, teremos uma CIM com 8 municípios, todos eles próximos e com muitas afinidades entre eles, a começar pelo espaço geográfico da Serra da Estrela, o queijo da serra, a região vinícola, e muitos mais interesses em comum.

Entretanto, também importa saber com que “linhas é que estas Comunidades se vão cozer”, que atribuições, que financiamentos, etc.

Mas vamos aguardar pelo desenrolar dos acontecimentos!

crónica de Seia publicada no Jornal Terras da Beira - Guarda



1 comentário:

A. Madeira disse...

Só para informar os mais distraídos destas coisas da Imprensa regional que, o Município de Arganil digitalizou todas as edições de "A Comarca de Arganil", até ao ano de 2009.
Quem se interessa pela região e, goste de saber notícias das nossas aldeias, pode ir ao sítio da Câmara Municipal de Arganil, procurar à esquerda "A Comarca de Arganil" e entrar com o nome da localidade.
Eu já comecei a pesquisar... e vou continuar!
Boas notícias!

A. Madeira