quarta-feira, 21 de março de 2012

O teatro em Seia



Terça-feira há teatro na Casa Municipal da Cultura de Seia. No Dia Mundial do Teatro, claro, a 27 de Março. Desta vez com a Barraca, que apresenta “Peça para Dois”, um texto de Tennessee Williams, para M/ de 16 anos, com os atores Rita Lello e Pedro Giestas. Uma excelente oportunidade para o público de Seia amante do teatro poder usufruir.

Teatro que é uma presença constante na programação da Casa Municipal da Cultura de Seia.
Em Janeiro subiu ao palco o Teatro do Montemuro, com a peça “Remendos”. No Sábado passado foi a vez do Senna em Palco, com encenação de José Batista, apresentar “O Coro dos Maus Alunos” numa interpretação soberba de 5 alunos da escola Secundária, que durante quatro meses foram preparando e encarnando as personagens criadas por Tiago Rodrigues.

Paralelamente decorre a 6ª edição do curso de iniciação teatral, com mais de 20 participantes, com orientação do encenador Alexandre Sampaio, e cuja apresentação de exercício final acontecerá no final de Junho.
Entretanto, em Maio e Junho decorrerão mais 5 espetáculos do MOTIN – Mostra de Teatro Infanto-Juvenil do concelho de Seia, que envolve as escolas e a Ludoteca Municipal. Ludoteca que também tem presenteado o público da Casa da Cultura com algumas peças Infantis, como aconteceu na Feira do Livro e como acontecerá no Natal. Sempre com trabalhos notáveis do Batista, do Tozé, da Alice e do Carlos Oliveira.
Já no ano passado o teatro marcou presença significativa na programação da Casa da Cultura. Embora a perspetiva dos números seja importante mas não o mais fundamental, verificou-se que o teatro profissional e amador registou 2.453 entradas, sendo de destacar nesse ano os espetáculos com as companhias Urze, Baal 17 e Trigo Limpo / Acert, tendo-se realizado com esta última uma residência artística de 5 dias com a envolvência de atores locais. A realização do MOTIN, que é uma mostra de teatro das escolas de Seia em colaboração com o município, revelou-se igualmente importante.
Por isso, o teatro marca cada vez mais encontro com o público de Seia e envolve cada vez mais atores locais.
E nós vamos continuar a ir ao teatro. Venha daí connosco!

Sem comentários: