quarta-feira, 27 de julho de 2011

CineEco - Festival de Cinema Ambiental regressa com estrutura renovada





O CineEco está de volta para a sua 17ª edição, um regresso assinalado por uma nova etapa na sua existência. O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela é organizado pela Câmara e pela Empresa Municipal de Cultura e Recreio de Seia e, a partir deste ano, é feito em co-produção com a associação Zero em Comportamento (organizadora do IndieLisboa), apresentando-se totalmente reestruturado.

Depois de ter sido percursor na área do cinema ambiental, o CineEco apresenta uma estrutura renovada, apostando numa linha de programação diferente, distribuída por novas secções, novas categorias de júris e prémios. O festival terá um site totalmente modificado e uma página de facebook mais activa e dinâmica, de forma a disponibilizar toda a informação aos seus espectadores.



O CineEco tem como principal objectivo a divulgação de valores naturais e ecológicos, através do cinema e actividades culturais, abordando temáticas tão actuais como as da biodiversidade, sustentabilidade, energias renováveis, requalificação urbana, alimentação biológica ou compromissos ambientais, sempre numa perspectiva abrangente.

O festival pretende dar a descobrir um conjunto de cerca de 60 longas e curtas metragens, repartidas entre várias secções: Competição Internacional, que integra longas e curtas metragens de ficção, animação, documentário ou experimentais, acabadas no próprio ano ou no ano anterior à realização do festival; Competição Lusófona, curtas e longas metragens provenientes de paises lusófonos (Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), de ficção, animação, documentário ou experimentais, acabadas no próprio ano ou no ano anterior à realização do festival; Panorama, uma secção que mostra alguns dos melhores filmes do ano do cinema mundial; Secção infanto-juvenil, que é composta por filmes dedicados aos mais novos, com sessões para escolas e famílias; Sessões especiais, que poderão incluir antestreias, filmes-concerto, entre outros e haverá ainda um ciclo dedicado ao Ano Internacional da Floresta.

Local de descoberta e de reflexão, o CineEco apresenta, também, a par da programação de cinema, um conjunto de actividades paralelas, como é o caso de masterclasses, workshops e conferências sobre temas relacionados com o ambiente e o cinema.

As inscrições de filmes já se encontram abertas e decorrem até dia 15 de Agosto.

A 17ª edição do CineEco decorre entre 8 e 15 de Outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia e no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.


Comunicado de imprensa







Sem comentários: