quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

No melhor do mundo


.
Ás vezes faz-nos bem sair daqui. Ir ver mundo. Conhecer novas realidades, refrescar ideias e retornar, com mais energia para o trabalho, para as rotinas, para os amigos e até para os crónicos derrotistas.

Por estes dias foi o que fiz. Juntei o útil ao agradável e no âmbito do Mestrado (Animação Artística) fui a Londres. A altura foi complicada, com a vaga de frio que se abateu na Europa, com um voo cancelado e um dia de atraso, por causa da neve. Contudo, a capital londrina é um “mundo á parte”.

Tive por isso o privilégio de ver em 3 dias, do melhor que há em matéria cultural e turística.
Desde logo na Tate Modern, Museu de Arte Moderna, que desde a sua abertura, em 12 de maio de 2000, promove importantes mostras temporárias de arte moderna e contemporânea, e se tornou na terceira maior atracção londrina. Na colecção da Tate Modern figuram algumas importantes obras de Pablo Picasso, Matisse, Braque, Natalya Goncharova, de Chirico, Francis Bacon, Alexander Calder, Chagall, entre muitos outros artistas do século XX.

Outro lugar visitado foi o Museu Britânico que é um marco fundamental no estabelecimento do método museológico, além de representar diversos aspectos característicos tanto da sociedade inglesa vitoriana quanto do pensamento político e científico do século XIX. Aberto em 15 de janeiro de 1759, foi o primeiro grande museu público, gratuito, secular e nacional em todo o mundo.

Outros museus, outras galerias e, claro, o Museu Madame Tussauds, que é um famoso museu de figuras de cera. Possui a maior colecção de figuras de celebridades. A sede principal do museu está em Londres, mas também mais 8 filiais pelo mundo.

Momento único foi o musical Oliver Twist no Theatre Royal Drury Lane. Simplesmente grandioso.

Londres. Cidade grandiosa. Cidade organizada e segura. Uma grande indústria cultural e de conhecimento.

E nós, daqui deste canto da Europa, devemos, sempre que podermos, ver o mundo lá fora. E sempre se pode fazer sem se gastar muito. Com viagens da Ryanair baratas, dormidas em albergues de juventude, refeições ligeiras, etc.

E nós aqui em Seia ou noutra parte deste país interior, temos muito a ganhar sempre que conhecermos novas realidades, mesmo no melhor do mundo, ás vezes aqui tão perto.

2 comentários:

Anónimo disse...

VOU RECORTAR PARA PODER FAZER O MESMO...SE PUDER...UM DIA.
OBRIGADO MARIO.
EUGENIO

Cagido disse...

Se calhar fica mais barato 3 dias de estadia em Londres, do que na Serra da Estrela?
Depois querem mais turistas por aí!