domingo, 12 de dezembro de 2010

Seia Cultural

Seia, teve este Sábado á noite no Palco do Cineteatro da Casa da Cultura o melhor que há em Portugal na Dança Contemporânea. Pena que mais pessoas não tenham aproveitado. Tratou-se de um espectáculo da Companhia de Dança de Almada, oferecido pela Cultideias, na linha daquilo que tem sido a programação da Casa Municipal da Cultura.
Seia tem o privilégio de seguir uma programação regular e diversificada. O município tem percebido a importância de manter uma dinâmica artística e cultural naquele complexo, que lhe dá prestígio, notoriedade, ao mesmo tempo que promove hábitos culturais saudáveis. Paulatinamente, ao longo dos anos, tem-se consolidado vários públicos, mercê de uma programação regular e consistente. Á medida da cidade e do concelho. Em tempos de crise a tentação será em cortar na cultura, mas felizmente que o município percebe a importância do trabalho feito e da urgência em continuar. E percebe também que é melhor apostar em arrecadar apoios para eventos do que acabar com eles. Neste ano que agora termina, houve uma grande percentagem de programação que foi feita a 20% do custo, graças á candidatura feita a fundos comunitários, com mais 16 Câmaras, através da Cultrede. Para o ano vai continuar a ser assim.
E já houve outra candidatura, liderada por Seia, que também foi aprovada e que chegará até 2013.
Na cultura Seia segue na frente e sem grandes despesas. Á sua medida. E segue também de boa saúde porque não há grande interferência da política na criação artística. Porque essas interferências nunca deram grande resultado, em lado nenhum. Felizmente que em Seia, desde que me lembre, ouve sempre liberdade criativa. E os políticos sempre deram margem de manobra aos programadores e agentes culturais. E falo por mim!
Seia tem também outra vantagem. Tem vários intervenientes na causa social e cultural. Tem uma sociedade dinâmica e criativa. Desde logo um Conservatório de Música, que dá um contributo importantíssimo na formação na área musical. Uma instituição que já se consolidou na comunidade, onde é um aliado importante no processo de desenvolvimento. Ainda agora, no final do mês promove mais um Festival Dias da Música Electroacústica (de 27 a 29 de Dezembro).
Depois há as colectividades, as bandas, os ranchos, várias empresas do chamado sector criativo, como seja o museu do pão, os gabinetes de design, de registo de domínios, estúdios fotográficos, etc.
Agora, é preciso continuar a trabalhar, a trabalhar muito para que Seia continue a andar na frente. Para as pessoas e com as pessoas, uma questão importante no processo de desenvolvimento comunitário.
O próximo ano promete. Que ninguém fique (tanto) em casa! É que na Casa da Cultura, há sempre espectáculos a acontecer. Todos os fins-de-semana!

Sem comentários: