sábado, 22 de julho de 2017

Viral Virtual



Um vírus não se vê à vista desarmada, mas tudo o que quer estatuto de viral, tem de ser visto por milhares ou milhões, sem recurso a qualquer ponta ótica ou estreito de ilusões. Apenas na ótica da diferença, da crença ou do inusitado, face à vulgaridade da norma.
Viral, pelo que se vê ou não vê e crê, e tudo a espalhar-se como um vírus, voraz, derramando na imensidão que se estende, sem ângulo e sem lânguida visão.
Tanto pode ser como quem tenta sobreviver a uma epidemia apocalítica, em quarentena, como reforçando ao máximo a exposição para o fenómeno fátuo. Uma que se quer, outra que se evita, por onde der ou por onde puder.


Hoje virou negócio no mercado de valores virtuais fazer vídeos virais, que não são mais que histórias breves inusitadas. Histórias simples que despertam curiosidades, em bom rigor, matreiras, por tanto fazer subir como descer um índice de popularidade. Ou criar atratividade, ou gerar distâncias ou repugnâncias, ou admirações ou frustações, ou espanto ou desilusões.
Seja. Vídeo viral tem estatuto. E adquire-o do alto poder de circulação na internet, como algo que se mete, configurando fenómeno de popularidade. Na verdade, vídeo só é viral se for visto em larga escala, se for além de visualizações normais em quantidade, independentemente da qualidade. Quase sempre resultam da espontaneidade. Quase sempre brotam da captação oportuna, do instinto da bruma ou da circunstância que a fúria assuma.
Fúria de ver e mostrar, ânsia de a todos chegar, seja na ótica do comprometido utilizador ou no instinto do manipulador. Nem tudo o que se vê é o que se veja, nem tudo que sobeja é. Seja por ser virtual, espontâneo ou composto, não deixa de ser real o fenómeno que corre o mundo, independentemente de credos, conceitos e preconceitos.
Consta que sim, que o que é viral-virtual é bom, mas, assim-como-assim, nada como ter certas reservas, não vá o vírus ir além do efémero e instalar-se no mal que perdura e dure para sempre. Até ao fim.

Mário Jorge Branquinho

Junho 2017

Sem comentários: