segunda-feira, 28 de agosto de 2017

23ª EDIÇÃO DO CINEECO DIVULGA SELEÇÃO OFICIAL


Inspirada numa das mais importantes obras sobre alterações climáticas, de Naomi Klein, a edição de 2017 do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, centra-se na ideia de que “Tudo pode mudar: Oceanos, Clima e Economia” e coloca 100 filmes em exibição dos mais de 500 rececionados.

Em Seia, de 14 a 21 de outubro, estarão em competição, nas várias categorias do Festival, películas oriundas de mais de 25 países. Desde Longas e Curtas, Documentários e Reportagens de Televisão, Regionais, Nacionais e Internacionais, são 100, as películas que serão exibidas na Casa da Cultura de Seia durante uma semana.

O livro “Tudo Pode Mudar: Capitalismo vs Clima de Naomi Klein, considerado um dos mais importantes alguma vez escritos sobre alterações climáticas, e o documentário de Avi Lewis, que conta com a participação da famosa economista, foram a inspiração para esta 23ª edição.

O pressuposto de que Tudo Pode Mudar é partilhado pelo Festival ao considerar possível renunciar à obsessão do crescimento a curto prazo, por nos impedir de criar um sistema económico e social ao qual o termo 'sustentável' se possa aplicar com justiça e igualdade. Foi com esta premissa que foi pensada e estruturada a programação e a Seleção Oficial 2017 tornada agora pública.


Este documentário de Avi Lewis, ‘This Changes Everything” no original, vai aliás fazer a pré-abertura do CineEco 2017 a 15 de setembro (fora da competição), marcando o lançamento de várias atividades que vão acontecer por toda a cidade e que culminarão com a sessão oficial de abertura do Festival a 14 de outubro.

A Sessão de Abertura, vai ter lugar no sábado, 14 de outubro às 21h30, simbolicamente com a projeção do clássico do cinema mudo português ‘Os Lobos’,  de Rino Lupo (1923), um drama rodado no ambiente rural das gentes de Seia, na Serra da Estrela e com a partitura musical de António Tomas de Lima, composta em 1925.

A partir daí vão ser apresentadas as várias Competições: Longas e Curtas Internacionais, Longas e Curtas em Língua Portuguesa, Documentários e Reportagens de Televisão, Panorama Regional. A Seleção Oficial do CineEco 2017 completa pode ser consultada em www.cineeco.pt.

As Sessões Especiais acontecerão igualmente durante esta semana, onde se destacam, bem a propósito, filmes como o novo “Uma Sequela Inconveniente: A Verdade Para o Poder”, de Al Gore, realizado por Bonni Cohen e John Shenk, e “A Odisseia”, de Jérome Salle, sobre a vida e obra do oceanógrafo Jean-Yves Cousteau. Uma especial atenção ainda para uma ampla programação de Sessões Matinais de Curtinhas Ambientais e filmes de animação dedicadas ao público infantil, com filmes como: “Amarelinho”, de Christian de Vita e “A Canção do Mar”, de Tomm Moore.

Para além dos Prémios considerados no Regulamento para as competições internacionais longas e curtas, séries televisivas e filmes de língua portuguesa, este ano está previsto haver Prémios Especiais para filmes com diferentes abordagens sobre a Água. Filmes esses que vão ser exibidos durante o Fórum Mundial da Água, que decorrerá em 2018 em Brasília, no quadro da participação de Seia e do CineEco nesta importante cimeira.
O CineEco 2017, é organizado como habitualmente pelo município de Seia sendo este ano reforçado pela valorização dos recursos naturais preconizada pelo Festival iNATURE Serra da Estrela e que estará bem patente as atividades paralelas do Festival, como nas comemorações que antecedem a semana do CineEco.


O CineEco é um dos mais antigos festivais de cinema de ambiente do mundo e integra a Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais, da qual é igualmente membro fundador.

Sem comentários: