terça-feira, 8 de outubro de 2013

CINE’ECO 2013: VEM AÍ A GRANDE FESTA DO CINEMA AMBIENTAL





O melhor da produção mundial de filmes de temática ambiental e preservação da natureza, vai estar novamente no 19º CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental, que se realiza na Casa Municipal da Cultura de Seia, (em pleno Parque Natural da Serra da Estrela) de 19 a 26 de Outubro, próximos. Vamos festejar o bom cinema de consciência ambiental!

O CineEco é uma festa de afetos, e principalmente um festival de descoberta e intercâmbio de ideias sobre questões ambientais e sociais, prementes ao nosso tempo. Com entradas gratuitas em todas as sessões de filmes ambientais, o CineEco 2013, oferece ao público internacional, nacional e local, um programa único, constituído por longas, médias e curtas-metragens (documentários e ficções), destinadas a sensibilizar as pessoas para as grandes questões ambientais, sociais, humanitárias e as problemáticas do desenvolvimento sustentável. A Competição Internacional 2013, que arranca sábado dia 19 com ‘Planeta Oceano’ de Yann Arthus-Bertrand & Michael Pitiot (França) e encerra quase uma semana depois, com ‘Velocidade’, de Ivo Vinuesa (Espanha), integra cerca de 11 longas e 20 curtas metragens, sobre temas pertinentes ao quotidiano do cidadão comum, como: a preservação dos oceanos e das espécies animais, como as abelhas, alimentação racional, contaminação das reservas de água potável, efeitos radioativos, transformação da paisagem, regresso à agricultura de subsistência, formas de vida alternativa, equilíbrio e desenvolvimento sustentável). 

UM FESTIVAL PARA TODOS 
O CineEco apresenta assim um conjunto de filmes que abordam temas simples, que vão muito para além da pura militância ambientalista, dirigidos essencialmente aos interesses do grande público e dos espectadores infanto-juvenis, cada vez mais sensibilizados pelos temas ambientalistas e para a preservação do planeta e dos seres vivos, que nele habitam. Os países da língua portuguesa estão representados com a sua diversidade cultural, através de uma rica e variada seleção de 17 curtas, médias e longas-metragens, que constituem a importante Competição Lusófona. Cerca de 7 destes filmes, integram ainda a exclusiva secção Panorama Regional, com uma série de obras únicas e muito particulares, realizadas por cineastas da região e sobre temáticas ambientais, ligadas a Seia e Serra da Estrela. Do vasto programa do CineEco 2013, destaque ainda para 11 sessões especiais, com filmes sobre os temas como: ‘nature extreme sports’ (destaque para a inusitada projecção em plena Serra da Estrela, do filme de surf, ‘Zon North Canyon-Nazaré Calling Garrett MacNamara’); natureza & aventura (‘Xingu’), arte & natureza (‘Alumbrones’) ou figuras como o filme ‘José Bonifácio’, sobre o fundador da ecologia. E ainda um programa complementar constituído por uma sessão de 10 “curtinhas” para o público infantil, uma mostra de 7 curtas numa sessão de Cinema pela “inclusão social”, em parceria com o FESTin-Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, 3 longas no Panorama Infantil (destaque para o famoso filme brasileiro ‘Tainá, A Origem’) e 5 na secção Panorama, que incluem filmes que estrearam nas salas comerciais e que de alguma forma se ligam com a temática ambiental (‘Jurassic Parque’ 3D, ‘Terra Prometida’, ‘Jobs’, ‘Elysium’). Ao todo são mais de 90 filmes entre curtas-médias e longas-metragens, numa autêntica festa do cinema, naquele que é o único festival de cinema ambiental que se realiza em Portugal e um dos mais antigos do mundo.


Nota de Imprensa

Sem comentários: