quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sabugueiro convida para saborear na "Noite das Caçoilas"


Outrora, no Sabugueiro, terra de pastores, por ocasião dos casamentos e de outras festas da aldeia, confecionava-se nas casas, o cabrito, a chanfana ou o borrego, que eram levados em caçoilas de barro ao forno comunitário para assar. Era um “prato” incontornável nos dias de festa – Natal, Páscoa ou nas festas de Nossa Senhora da Graça padroeira da localidade, além das bodas matrimoniais.

Depois das fornadas do famoso pão do Sabugueiro, a libertar o leve sabor do centeio pelas ruas da aldeia, as pessoas aproveitavam o calor do forno para levarem as caçoilas com aromas predominantes a alho, louro e vinho. E não faltava também quem fizesse ali no típico forno a lenha, os saborosos biscoitos para a “festa”, tão apreciados por miúdos e graúdos.

São estas tarefas ancestrais que este ano, no dia 3 de Novembro a comunidade do Sabugueiro vai reviver. De manhã, as mulheres da aldeia vão cozer o pão e depois das duas da tarde vão começar a chegar as caçoilas de carne para assar. Depois das 18 horas as pessoas da aldeia e turistas, serão convidadas a provar os sabores das carnes e do pão, em ambiente de festa e animação popular, entre o Forno e o Largo do Cruzeiro.

Por isso, aceite o convite do Sabugueiro e do Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha e entregue-se aos prazeres da vida e saboreie novos aromas, nas tasquinhas improvisadas ou nos restaurantes da aldeia.

A “Noite das Caçoilas” é uma proposta obrigatória. Uma tradição que pretende dar a conhecer a gastronomia e as tradições desta aldeia encantadora, mas também nos desafia a vivenciar uma experiência única em contato com a essência da aldeia. O sabugueiro espera por si!”

(Nota de imprensa)

Sem comentários: