terça-feira, 2 de outubro de 2012

Fatura de telefone e net não vai ser agravada em Seia


O jornal Porta da Estrela de hoje traz uma notícia falsa. Acredito que não tenha sido por mal, mas traz e é logo na primeira página. Por isso, é preciso esclarecer os senenses, antes que a coisa ganhe consistência. Não é que seja o "fim do mundo", mas sempre é bom esclarecer. E digo isto porque estive implicado no processo.
 
Titula o jornal em manchete – “APERTO de CINTO” (sic). Diz que “Câmara pede mais 3,4 M €”, que “Seia cobra taxa máxima de impostos” e a seguir a tal notícia que não corresponde à verdade - “ Fatura de telefone e net vai ser agravada”. Obviamente que esta notícia é falsa! Porque o Jornal diz que a Câmara aprovou por maioria a aplicação da Taxa Municipal de Direitos e Passagens, o que é verdade, mas não acrescenta que na Assembleia Municipal essa proposta foi retirada pelo executivo e que nem sequer subiu a discussão e a votação. Ou seja, neste caso a fatura dos cidadãos de Seia não vai ser agravada, porque o PS de Seia na Assembleia Municipal entendeu recomendar ao executivo a retirada desta taxa, apesar desta ser quase insipida, - iriamos pagar em média mais 15 ou 20 cêntimos por mês na fatura do telefone ou da televisão!

O jornalista do Porta da Estrela, por quem tenho respeito, consideração e amizade, deve ter chegado atrasado à reunião da Assembleia e não se deve ter apercebido disto. Só isso explica a manchete. Pode até dizer-se que o jornal estava pronto quando a Assembleia decorria, mas o que é certo é que o cidadão lê assim e assim fica a pensar, de que vai ter de pagar mais uma taxa.
Mas não vai!
 
O resto, o que a mim me causa estranheza, enquanto cidadão atento ao desenvolvimento do concelho e autarca preocupado com a situação a que chegámos, são as voltas que a vida dá. Mas isso é tema para outras conversas e não tem nada a ver com o jornalista.

Agora o que importa é ultrapassar a crise e o atoleiro em que muitos nos meteram.

Sem comentários: