segunda-feira, 4 de abril de 2011

Medidas para reduzir impacto dos fogos no Sabugueiro


Arrancou no passado dia 29 de Março, uma operação de medidas pós fogo, nas encostas da aldeia do Sabugueiro, com vista a minorar os impactos negativos da paisagem flagelada pelos incêndios do Verão passado.

A Junta de Freguesia presidida por Ricardo Cabral fez uma candidatura ao PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, que foi aprovada num montante total de 157 mil euros e que prevê um conjunto de medidas a efectuar até 31 de Agosto deste ano.


A primeira medida foi uma sementeira de azevém, por via aérea, com a utilização de um helicóptero, com vista a fazer rebentar uma erva, de modo a criar alguma consistência na terra, evitando mais erosão do solo.

Para além desta acção, está também prevista a execução de barreiras para linhas de água, para evitar deslizamento de terras, bem como a beneficiação da rede viária, numa extensão de 7,4 km.

Ao que apurámos, a URZE está também a intervir noutra medida, sobretudo na execução de faixas de rede primária nos limites de freguesias, contando com uma dotação de 43 mil euros para 2011 e 43 mil euros para 2014.

JSM.






2 comentários:

Anónimo disse...

Oh Luciano abre os olhos...

Sabugueiro conseguiu, Sao Romao não consegue???

Isto não pode ser só comes e bebes...

Abrç

AA

Anónimo disse...

"Pegando" no comentário anterior, acrescento: S. Romão tem vindo a perder para o Sabugueiro, há já largas décadas, aquilo que por direito lhe pertence. A freguesia de s. Romão, cujos limites da freguesia se estendem até à lagoa comprida, não recebe as quantias monetárias devidas pelas explorações comerciais da referida lagoa comprida. há quem tente resolver esta questão mas por incrivel que pareça nem este (sr. Luciano) nem o anteror presidente da junta fizeram alguma coisa.
Mas para festas e afins, aí contem com ele, pois como diz a populaça "não há pai pra ele!"

M. Almeida