sábado, 30 de abril de 2011

A importância do Associativismo no Concelho de Seia abordada na Assembleia Municipal


O grupo do PS com assento na Assembleia Municipal escolheu como tema central do Período antes da ordem do dia - A IMPORTÂNCIA DO ASSOCIATIVISMO NO CONCELHO DE SEIA.

Para além da minha intervenção, que publico neste post, irtervieram os Presidentes de Junta de Teixeira, São Romão e Loriga, dando testemunho dos exemplos verificados nas suas localidades.


Por forma a dar mais vida às sessões plenárias da Assembleia Municipal, entendemos que, para além dos assuntos constantes da Ordem de Trabalhos, devemos falar e reflectir sobre temas que a todos nos dizem respeito.


Por isso, informalmente, a bancada do PS escolherá a partir de agora, para cada sessão e sempre que possível, um tema de destaque e para hoje escolhemos falar DA IMPORTÂNCIA DO ASSOCIATIVISMO NO CONCELHO DE SEIA.

Um concelho que tem mais de 100 colectividades de cultura, Recreio, desporto e da área social. Instituições que acabam por ter também algum peso no sector económico, com destaque para o sector social, onde as nossas 32 IPSS fazem um trabalho relevante no apoio aos mais desfavorecidos.


Mas também as de cultura, recreio e desporto, que movimento milhares de pessoas e dão vida às nossas freguesias.

Com o apoio de várias instituições e da Câmara Municipal, que em 2010, por exemplo, apoiou em 630 mil euros as associações do concelho.

Mas tem de ser assim, com o apoio de todos e o entusiasmo das pessoas das terras em particular, porque o associativismo é uma mais valia para o desenvolvimento da sociedade e do nosso concelho em particular.


E é em tempos de crise que mais ele é importante.

O Associativismo é visto como uma forma de juntar interesses comuns, defendendo pontos de vista de forma global, possibilitando a intervenção dos cidadãos em várias esferas da vida social, constituindo um importante meio de exercer a cidadania. A importância e o valor do associativismo decorre do facto de constituir uma criação e realização viva e independente; uma expressão da acção social das populações nas mais variadas áreas.

É uma escola de vida colectiva, de cooperação, de solidariedade, de generosidade, de independência de humanismo e cidadania. Concilia valor colectivo e individual. Pelo que, defender, reforçar, apoiar e promover o desenvolvimento do movimento associativo é defender e reforçar a democracia e a participação dos cidadãos na vida social.

Por isso o concelho de Seia é mais rico com as associações. Com Bandas Filarmónicas centenárias. A propósito, faz falta a banda de Seia voltar ao activo. Era um ex-libris da cidade e lamentavelmente não tem tido vida. Lançamos por isso um apelo aos senenses para que volta de novo a Banda de Seia á senda das suas actuações.


Temos também Ranchos Folclóricos, grupos corais, grupos de instrumentistas, associações de recreio e lazer e as colectividades desportivas.


O futebol já foi um dos desportos mais em foco no concelho, mas hoje a tarefa é mais difícil, devido aos grandes gastos que envolve. Contudo, o Seia Futebol Clube, a Associação Desportiva de São Romão destacam-se nesse panorama, sobretudo na formação das classes jovens.


No atletismo temos também o Centro de Atletismo de Seia e a Associação da Senhora do Desterro, que consagram muitos campeões.


Mas há muitas mais associações dedicadas ao atletismo e a outras modalidades que contribuem também para dar vida ao concelho e ocupação aos jovens.

Mas estar nas associações não pode nem deve pensar-se que é à Câmara Municipal que tudo se exige. É em todas as áreas mas no associativismo em particular que tem de haver engenho e arte para se fazer cada vez mais, com menos.


E nem tudo se resume a subsídios financeiros. Há tanto apoio material que tem sido dado e tantas vezes não lembrado, como sejam transportes, materiais, etc.

Nesse sentido, com a participação de todos e o apoio possível das autarquias e de outras entidades, é possível continuar a dignificar o Associativismo em geral e no concelho de Seia em particular, lançando-se a sugestão para que no próximo ano se organize um grande encontro das colectividades do concelho de Seia. Fica a sugestão, porque são muitos agentes em jogo e é sempre bom reunir, falar, trocar experiências e combinar estratégias comuns, inclusivamente para se saber onde se pode obter financiamento noutros lados.

Fica a sugestão.

E por fim fica a convicção de que o associativismo, constitui uma exigência histórica para melhorar a qualidade da existência humana, para melhorar as condições de vida dos indivíduos, uma vez que permite a troca de experiências e a convivência entre as pessoas, resultando em oportunidade de crescimento e desenvolvimento.




Mário Jorge Branquinho, PS
Seia, 29 de Abril 2011


Sem comentários: