terça-feira, 14 de outubro de 2008

Oferta cultural em Seia

Já me tinham dito uma vez e hoje voltei a ouvir esta expressão: “em matéria de programação cultural, “Seia é uma espécie de Académica da 1ª divisão”. Ou seja, quer isto dizer que ao longo do ano vamos tendo uma certa programação de relevo na Casa Municipal da Cultura. Já vamos disputando uns “joguinhos” de grande plano. Temos uma programação equilibrada, sistematizada, planeada; eventos consolidados, hábitos a enraizar-se. Temos vários festivais ao longo do ano: - de Jazz e Blues, de Stand Up Comedy, de Artes Plásticas (Artis), de cinema (Cine’Eco), de musica ligeira,... Há concertos pontuais ao longo do ano, espectáculos de dança e teatro, sessões regulares de cinema dito comercial e alguns ciclos temáticos; conferências, feiras, etc.

Apesar do edifício estar teimosamente em obras há mais de dois anos, inviabilizando uma programação mais rica e diversificada, muito se oferece ao público. E esta é sem dúvida uma aposta muito importante por parte do município – proporcionar aos seus munícipes os chamados “bens culturais”. As pessoas, por sua vez, e dado que tem sido feito um trabalho persistente, de habituação e com envolvência das escolas e de encontro à comunidade em geral, têm vindo a aderir às iniciativas. Com excepção das sessões de cinema comercial, que tem sofrido nos últimos tempos uma queda bastante acentuada, e que não é um exclusivo de Seia; todas as outras áreas têm registado subidas vertiginosas de adesão de público.

Por isso, esta á a parte importante da coisa - que as pessoas de Seia (concelho) usufruam. E usufruir é isso mesmo, fruir, tirar partido, gozar. Daí a necessidade de se apelar cada vez mais à participação das pessoas nas manifestações artísticas que por cá se realizam. E no palco de Seia passam nomes sonantes das artes, acontecem espectáculos dignos das grandes salas de grandes centros urbanos. E o exemplo mais próximo é o concerto de Rodrigo Leão & Cinema Ensemble, este Sábado na abertura do Cine’Eco. Este será, como também me dizia o Outro, uma espécie de jogo Académica Benfica, em que a Académica é Seia e o Rodrigo Leão o Benfica, que só não é águia porque,… não foi assim que o baptizaram!
.
.
P.S. É óbvio que este assunto, da programação cultural dá sempre pano para mangas, mas para já, foi o que me ocorreu nesta espécie de caderno diário preenchido ao fim de um dia de (muito) trabalho.
Para aliviar!

Sem comentários: