segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Cine'Eco, um festival que é uma imagem de marca de Seia

Terminou mais uma edição do Cine’eco. Foi uma semana intensa que este evento proporcionou, afirmando-se como o maior cartaz de promoção de Seia para o exterior. E todos nós sabemos a importância do Festival na afirmação deste território.
Quantas vezes não reclamamos a organização de grandes iniciativas que nos projectem nos exterior?
Pois o cine’eco é bem disso um exemplo. É uma imagem de marca desta cidade que se afirma, pouco a pouco pela cultura e pelo ambiente. E como tem sido dito, esse festival é o principal responsável por haver em Seia o CISE, como Centro de Interpretação da Serra da Estrela. Um pretexto bem aproveitado por Eduardo Brito, que assim regista para as gerações vindouras esta marca no desenvolvimento de Seia.
A par deste fenómeno, regista-se um outro chamado Museu do Pão, projecto privado que atrai a Seia milhares de pessoas e que constitui igualmente uma outra imagem de marca da cidade. Depois há o Museu do Brinquedo e os Museus Etnográficos. A seguir vem o Museu (vivo) da electricidade, o museu da agricultura e alimentação de Sandomil, a Galeria de arte na parte histórica de Seia e a Livraria em construção, frente ao Largo da Câmara.
Tudo isto e os muitos eventos organizados ao longo do ano, fazem de Seia, apesar dos seus condicionalismos, uma cidade viva.
.
Nota: Dia 8 vai começar mais um festival. Desta vez é de tunas, envolvendo a Escola Superior de Turismo e a EMCR, na Casa da Cultura. É o FESTUS.

Sem comentários: