quarta-feira, 4 de junho de 2008

PRODUTORES ARTESANAIS OUVIDOS NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Foram ouvidos no passado dia 28 de Maio pelo grupo de trabalho criado pela “Comissão de Assuntos Económicos Inovação e Desenvolvimento Regional” no âmbito do levantamento dos Produtos Tradicionais Portugueses. Foi pela voz da Associação de Artesãos da Serra da Estrela Região Centro - AASERC - que o grupo de trabalho tomou conhecimento das preocupações do sector em face das actuais obrigações das empresas reconhecidas como “UPA” - Unidades Produtivas Artesanais. A “AASERC” fez-se representar pelo Presidente da Direcção João Amaral pelo Vice Presidente Eng. José Matias, responsável pelos Assuntos Agro Alimentares e pelas Dra. Iolanda Santos e Dra. Ana Santos, gerentes da empresa “ Principio Base” consultores em Higiene e Segurança, que nesta área prestam assessoria à Associação. Nesta reunião de trabalho em que a AASERC foi ouvida pela Comissão Parlamentar “ficaram na mesa” um conjunto de sugestões que visam criar um clima de paz para o Artesanato, cumprindo o que há para cumprir dentro da lei. A simplificação das normas de licenciamento a que estão sujeitas as “UPA”s inseridas fora das zonas industriais, em áreas urbanas ou rurais. A criação de um manual de boas práticas para as diversas actividades e em conformidade com a experiência de cada tipo de produção. A adaptação das obrigações em matéria de “HACCP” e Higiene e Segurança no Trabalho nas Unidades Produtivas Artesanais – UPA, sem ferir o cumprimento das normas de segurança no trabalho e segurança alimentar e permitindo a normal produção dos produtos artesanais. A criação do “Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Produtos Artesanais” que defina e caracterize o artesanal e os produtos artesanais protegendo-os para defesa dos seus produtores. Por último a Direcção dos Artesãos do Centro pediu ajuda aos Deputados para que sejam tomadas medidas urgentes no sentido de “Formar “ e “ Disciplinar” a “ ASAE” na sua acção, com a qual estão de acordo em teoria mas que repudiam os métodos e o clima de terror que instalaram entre os pequenos produtores.Vários Documentos e relatos ficaram na posse da Comissão e que demonstram as fundadas preocupações em relação a esta Policia por parte dos artesãos. A Delegação foi recebida num clima de cordialidade e a forma como foram ouvidos e as sugestões acatadas, levam a que se conclua que a Comissão da Assembleia da República está interessada em encontrar soluções para os produtos regionais de qualidade. Segundo João Amaral, - “não fomos ao Parlamento apresentar queixas ou exigir o impossível, isso não faz parte dos nossos afazeres, estamos sim atentos e prontos a denunciar aquilo que achamos injusto e ao mesmo tempo mostrar disponibilidade para encontrar soluções equilibradas e justas para as pessoas”.

3 comentários:

Anónimo disse...

querem acabar com os nosso produtos tradicionais. Não se compreende e por isso o país está como está.

Anónimo disse...

Também falam muito do queijo genuino, mas não falam dos queijos que se diz terem ganho prémios na França e que são feitos com leite espanhol. Ainda por cima vão para a américa à custa da Câmara e do povo

Antonio Fernandes Pina disse...

Estou totalmente de acordo.
A ASAE é precisa, e tem feito um trabalho nunca antes visto, acabando com a cunha e o amiguismo de interesses instalados, mas precisa de moderar práticas que põem em causa o desenvolvimento dos pequenos produtores e defender produtos que sempre tiveram grande fama que não podem ser postos em causa.
Estou confiante que a Assembleia da República e o Governo vão alterar este tipo de coisas que afecta todas as populações.
A Assembleia da República é o Orgão e a casa daqueles que querem fazer democracia. Aquele lugar não é para fazer comícios - festas.
Eu quando quero ir a uma festa política vou à "Festa do Avante", a qual não perco nestes últimos anos, apesar de ter um pequeno cariz político, a Direcção do P.C.P. transmite, e bem, a festa do Povo. E o "Povo é quem mais ordena". Sinto-me no meio da minha gente a qual não tem qualquer filiação política, mas é Povo que não tem complexos de se juntar à festa dos comunistas, onde as pessoas tratam por igual todos aqueles que os visitam e são muitos.
Quando preciso de ser esclarecido vou às Jornadas ou aos Comícios do PARTIDO SOCIALISTA.
Para si Dr. M.J.B.
Um grande abraço
Do sempre amigo
Assina: António Fernandes Pina.